Sancionada lei que altera regras sobre auxílio-alimentação e teletrabalho
Segundo o texto, define o teletrabalho ou trabalho remoto, como a prestação de serviços fora das dependências da empresa, podendo ser totalmente remoto ou híbrido.
Nesta segunda-feira (5), o Presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), sancionou com vetos, a Lei 14.442 de 2022, que regulamenta o teletrabalho e altera as regras do auxílio-alimentação. O texto foi publicado no Diário Oficial da União.
Bolsonaro vetou a possibilidade do trabalhador sacar, em dinheiro, o saldo que não era utilizado no auxílio-alimentação ao final de 60 dias. Sendo assim, o benefício só poderá ser utilizado para o pagamento de refeições em restaurantes e estabelecimentos similares, e a aquisição de gênero alimentícios em estabelecimentos comerciais. A medida Provisória 1.108/22 prevê ainda que o empregador, fique proibido de receber descontos na contratação do fornecedor dos tíquetes.
Teletrabalho
Segundo o texto, define o teletrabalho ou trabalho remoto, como a prestação de serviços fora das dependências da empresa, podendo ser totalmente remoto ou híbrido, mas sem poder ser caracterizado como trabalho externo. A prestação de serviço deverá estar no contrato de trabalho.
A Lei também define que o empregado submetido ao teletrabalho poderá prestar serviços por jornada ou por produção ou por tarefa. Empregados com deficiência e com filhos ou crianças sob guarda judicial, terão prioridade no teletrabalho.
Contribuição sindical
O presidente Bolsonaro, também vetou outro trecho da proposta, que tornava obrigatório repasse às centrais sindicais de eventuais saldos residuais das contribuições sindicais.
O Ministério da Economia afirma que isso contraria as leis fiscais e representaria um potencial despesa para a União. Os vetos ainda serão analisados pelo Congresso.
Com informações Agência Brasil.
Jair Bolsonaro
Ministério da Economia
-
Promotor investiga ex-prefeito de Paes Landim por contrato de R$ 84 mil sem licitação
O contrato nº 004/2023 foi celebrado em 08 de março de 2023, com vigência de um ano, para prestação de serviços de consultoria em gestão pública educacional. -
Silvio Mendes sanciona lei que proíbe uso de Kadrons em veículos
A legislação é de autoria do vereador Dudu Borges (PT) e visa evitar a poluição sonora causada pelo uso de escapamentos de veículos automotores. -
Prefeito de Fartura do Piauí cancela show da banda Calcinha Preta após pedido do MP
A recomendação do Ministério Público foi expedida pela promotora de justiça Gabriela Almeida de Santana. -
Themístocles Filho diz que pretende continuar na disputa de vice-governador
O vice-governador também comentou sobre as discussões entre os partidos sobre espaços dentro da base aliada. -
TRE-PI vai julgar pedido de liberdade da vereadora Tatiana Medeiros na segunda
A parlamentar está afastada da Câmara de Teresina desde quinta-feira (03), após ser presa preventivamente pela Polícia Federal na segunda fase da Operação Escudo Eleitoral em sua residência.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir