Viagora

Silvio Mendes sanciona lei que proíbe uso de Kadrons em veículos

A legislação é de autoria do vereador Dudu Borges (PT) e visa evitar a poluição sonora causada pelo uso de escapamentos de veículos automotores.

O prefeito de Teresina, Silvio Mendes (União Brasil), sancionou a Lei nº 6.190 que proíbe a emissão de ruídos excessivos em escapamento de veículos automotores, mais conhecidos como “Kadrons”. A legislação é de autoria do vereador Dudu Borges (PT).

Consta no artigo 1º da lei que também não será permitido o uso de dispositivos e similares que potencializam o ruído em motocicletas e carros. A fiscalização operacional é de competência do Executivo Municipal, que estará atento à nova regra nas ruas e avenidas da Capital.

Foto: Divulgação/ FreepikEscapamento de moto
Escapamento de moto

A Lei nº 9.503, que institui o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), considera uma infração de trânsito grave o ato de conduzir o veículo com alguma característica alterada, seja ela cor ou até mesmo o escapamento, gerando uma multa de R$ 195,23, cinco pontos na CNH e retenção do veículo para regularização.

Conforme o vereador, a medida visa coibir a poluição sonora que gera estresse na população e afeta, principalmente as pessoas com transtorno do espectro autista (TEA), que são mais sensíveis aos sons altos.

Facebook
Veja também