Kátia Arruda diz que “trabalho infantil é um círculo da pobreza”
92% dos adultos que foram resgatados do trabalho forçado, trabalharam na infância.
“O trabalho infantil faz com a criança continue na pobreza quando crescer. É um círculo da pobreza”. A afirmação contundente é da ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Kátia Magalhães Arruda, feita durante a palestra de abertura do III Seminário de Combate ao Trabalho Infantil, realizado pelo TRT-PI nessa sexta-feira (05).
A ministra, que é Coordenadora do Programa Nacional de Combate ao Trabalho Infantil do TST, abordou o tema “Erradicação do Trabalho Infantil: uma questão essencial aos direitos humanos”.
Ela explicou que dados da Pesquisa Nacional de Amostrados por Domicílio, do IBGE, revelam que crianças que começam a trabalhar com menos de 14 anos de idade terão uma renda média de R$ 1.000,00 quando forem adultas. Já as crianças que começam a trabalhar com menos de 9 anos de idade terão uma renda inferior a R$ 500,00 por mês.
“Precisamos acabar com esse história que existe meritocracia num pais injusto como é o Brasil. Não podemos nos enganar. Não existem as mesmas condições de igualdade e oportunidades para as crianças”, destacou a ministra Kátia Magalhães.
Atualmente existem cerca de 3,3 milhões de crianças e adolescentes em situação de exploração no Brasil. No Piauí, os casos mais comuns de exploração de crianças estão no trabalho doméstico, agricultura familiar e exploração sexual.
- Foto: Divulgação/TRT-PI
Ministra do TST, Kátia Magalhães Arruda
De acordo com a ministra Kátia Magalhães Arruda, 92% dos adultos que foram resgatados do trabalho forçado, análogos ao da escravidão, trabalharam na infância. Esses dados comprovam como o trabalho infantil é danoso para o desenvolvimento humano, econômico e social do Brasil.
O desembargador Francisco Meton Marques de Lima, coordenador regional do Programa de Combate ao Trabalho Infantil no TRT-PI, destacou a importância de combater o trabalho como forma de proporcionar o desenvolvimento do Brasil. “O trabalho infantil influencia diretamente o Índice de Desenvolvimento Humano. Ele perpetua a pobreza”, frisou.
Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região - TRT-22
-
Moradora do Povoado Alegria denuncia falta de energia há mais de 7 horas
Conforme a denunciante, a falta de energia foi registrada por volta das 08h e tem prejudicado os moradores devido aos alimentos armazenados na geladeira e risco de causar danos aos demais eletrônicos. -
Silvio visita obras de Teresina e anuncia conclusão da extensão da Via Sul
O chefe do executivo municipal detalhou os pontos e a situação das obras. -
Procuradoria do Trabalho investiga organização social Caminho de Damasco em Picos
A Sociedade Brasileira Caminho de Damasco informou que foi notificada, mas não teve acesso ao processo e que vai se manifestar quando estiver munida de todas as informações necessárias. -
Déficit de chuvas atinge 50% no Piauí e seca afeta 129 municípios, diz Defesa Civil
A situação afeta diretamente a agricultura e a pecuária, com perdas sucessivas de lavoura e pasto em diversas regiões. -
Mercado do Peixe de Teresina tem movimentação intensa nesta quinta-feira Santa
Permissionários apostam nas vendas da tilápia, tambaqui e pescada amarela para atender a tradição católica.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir