Viagora

Déficit de chuvas atinge 50% no Piauí e seca afeta 129 municípios, diz Defesa Civil

A situação afeta diretamente a agricultura e a pecuária, com perdas sucessivas de lavoura e pasto em diversas regiões.

O Piauí registra um déficit de 50% no volume de chuvas esperadas entre os meses de dezembro de 2024 e março de 2025, segundo análise da Secretaria Estadual de Defesa Civil. A situação afeta diretamente a agricultura e a pecuária, com perdas sucessivas de lavoura e pasto em diversas regiões.

De acordo com a Defesa Civil, os dados são coletados pelas estações da Agência Nacional de Águas (ANA), Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e RedeColab. Com base nos levantamentos, o Governo do Estado decretou situação de emergência em 129 municípios. Em 40 deles, a estiagem é considerada ainda mais grave.

A falta de chuvas regulares também provocou o fenômeno conhecido como “seca verde”, que se caracteriza pela presença de vegetação nativa aparente, mas sem produtividade agrícola. “É um vedor que não se materializa na forma de produção de gêneros alimentícios”, afirmou Werton Costa, diretor de Adaptação e Mitigação da Defesa Civil.

Ainda segundo a Defesa Civil, estão em andamento ações emergenciais, como a contratação de carros-pipa, e medidas estruturantes para garantir segurança hídrica à população. Entre as iniciativas estão perfurações de poços, redes de distribuição de água e a construção de barreiros. A adutora de Jaicós, que beneficiará mais de 20 mil pessoas, é uma das principais obras anunciadas, com investimento superior a R$ 100 milhões.

Facebook
Veja também