Viagora

Mercado do Peixe de Teresina tem movimentação intensa nesta quinta-feira Santa

Permissionários apostam nas vendas da tilápia, tambaqui e pescada amarela para atender a tradição católica.

  • Gabriely Corrêa/ Viagora Mercado do Peixe de Teresina 1 / 8 Mercado do Peixe de Teresina
  • Gabriely Corrêa/ Viagora Mercado do Peixe de Teresina 2 / 8 Mercado do Peixe de Teresina
  • Gabriely Corrêa/ Viagora Mercado do Peixe de Teresina 3 / 8 Mercado do Peixe de Teresina
  • Gabriely Corrêa/ Viagora Mercado do Peixe de Teresina 4 / 8 Mercado do Peixe de Teresina
  • Gabriely Corrêa/ Viagora Mercado do Peixe de Teresina 5 / 8 Mercado do Peixe de Teresina
  • Gabriely Corrêa/ Viagora Mercado do Peixe de Teresina 6 / 8 Mercado do Peixe de Teresina
  • Gabriely Corrêa/ Viagora Mercado do Peixe de Teresina 7 / 8 Mercado do Peixe de Teresina
  • Gabriely Corrêa/ Viagora Mercado do Peixe de Teresina 8 / 8 Mercado do Peixe de Teresina

A Quinta-feira Santa, também conhecida como Quinta-feira da Ceia do Senhor, marca o início do Tríduo Pascal, o período mais importante da Semana Santa para os católicos. A data relembra a última ceia de Jesus com seus discípulos e carrega forte simbolismo de fé, reflexão e tradição, entre elas, a escolha do peixe como principal alimento no lugar das carnes vermelhas.

O Viagora esteve no Mercado do Peixe, localizado na zona Leste de Teresina, para acompanhar de perto como a movimentação dos consumidores e a expectativa dos permissionários para este período de intenso comércio.

O permissionário Abimael Machado explicou que o movimento no mercado tem seguido a tradição e superando as expectativas. “O movimento é o esperado. É uma tradição que as pessoas adotaram desde muito tempo. Graças a Deus todo ano esse movimento é o esperado e tem superado as expectativas”, afirmou.

Para dar conta da alta demanda da Semana Santa, os comerciantes precisam se preparar com antecedência. Abimael explica que o preparo é feito de várias maneiras, principalmente em estoque e atendimento. “De todas as formas temos que nos preparar, se não a gente fica para trás”, comentou.

Entre os peixes mais procurados pelos consumidores, a tilápia segue na liderança de vendas. “Hoje o peixe campeão de vendas é a tilápia, depois dela vem o tambaqui e a pescada amarela. A pescada é um peixe bastante procurado, mas por conta do preço a venda se torna menor, porém é bastante procurada”, explicou. Sobre os valores, o vendedor afirma que os preços estão estáveis, com exceção da pescada. “Os meus preços estão praticamente iguais, só a pescada que alterou muito, mas os outros peixes o aumento foi pequeno, de R$ 2,00”, finalizou Abimael.

O movimento deve continuar intenso durante o dia, quando muitas famílias mantêm a tradição de servir peixe como símbolo de fé e renovação.

Facebook
Veja também