Governo discute Plano Estadual de Prevenção ao Suicídio
O estado do Piauí ocupa a 4ª posição no ranking de mortes por suicídios a cada 100mil habitantes.
Segundo levantamento elaborado a partir de dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde, referentes ao ano de 2013, o estado do Piauí ocupa a 4ª posição no ranking de mortes por suicídios a cada 100mil habitantes.
Tetando buscar uma solução, a secretaria de Estado da Saúde discute este tema no II Colegiado de Coordenadores de Saúde Mental do Piauí que acontece nesta quinta-feira (9) e sexta-feira (10). No evento, será apresentado o Plano Estadual de Prevenção ao Suicídio 2017/2018.
- Foto: Facebook/ Francisco Costa
Francisco Costa, secretário estadual de Saúde
Em palestras, mesas redondas e oficinas, coordenadores, usuários, técnicos estaduais e representantes de órgãos do controle social irão trabalhar o planejamento das ações da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) visando a manutenção de diversas atividades para garantir assistência a saúde mental, tanto no sistema prisional, quanto na assistência farmacêutica, além de realizar projetos terapêuticos nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e reabilitação psicossocial.
O Colegiado tem à frente a Gerência de Saúde Mental do Governo do Estado que tem como função: fazer o monitoramento, supervisão e implementação de políticas para melhoria da saúde mental da população. "Então, a nossa função é mediar a negociação entre os municípios e o Ministério da Saúde na execução da política que vai desde a qualificação ao apoio técnico. Temos um grupo condutor da RAPS que leva todas as decisões para que os coordenadores possam encaminhá-las em seu território e às instancias específicas de cada município”, explicou Gisele Martins, gerente.
No encontro, os coordenadores também estão sendo orientados quanto à legislação que rege os princípios do trabalho desenvolvido por eles, em conjunto com os usuários.
Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores - IPVA
-
Moradora do Povoado Alegria denuncia falta de energia há mais de 7 horas
Conforme a denunciante, a falta de energia foi registrada por volta das 08h e tem prejudicado os moradores devido aos alimentos armazenados na geladeira e risco de causar danos aos demais eletrônicos. -
Silvio visita obras de Teresina e anuncia conclusão da extensão da Via Sul
O chefe do executivo municipal detalhou os pontos e a situação das obras. -
Procuradoria do Trabalho investiga organização social Caminho de Damasco em Picos
A Sociedade Brasileira Caminho de Damasco informou que foi notificada, mas não teve acesso ao processo e que vai se manifestar quando estiver munida de todas as informações necessárias. -
Déficit de chuvas atinge 50% no Piauí e seca afeta 129 municípios, diz Defesa Civil
A situação afeta diretamente a agricultura e a pecuária, com perdas sucessivas de lavoura e pasto em diversas regiões. -
Mercado do Peixe de Teresina tem movimentação intensa nesta quinta-feira Santa
Permissionários apostam nas vendas da tilápia, tambaqui e pescada amarela para atender a tradição católica.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir