Viagora

Governo discute Plano Estadual de Prevenção ao Suicídio

O estado do Piauí ocupa a 4ª posição no ranking de mortes por suicídios a cada 100mil habitantes.

Segundo levantamento elaborado a partir de dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde, referentes ao ano de 2013, o estado do Piauí ocupa a 4ª posição no ranking de mortes por suicídios a cada 100mil habitantes.

Tetando buscar uma solução, a secretaria de Estado da Saúde discute este tema no II Colegiado de Coordenadores de Saúde Mental do Piauí que acontece nesta quinta-feira (9) e sexta-feira (10). No evento, será apresentado o Plano Estadual de Prevenção ao Suicídio 2017/2018.

  • Foto: Facebook/ Francisco CostaFrancisco CostaFrancisco Costa, secretário estadual de Saúde

Em palestras, mesas redondas e oficinas, coordenadores, usuários, técnicos estaduais e representantes de órgãos do controle social irão trabalhar o planejamento das ações da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) visando a manutenção de diversas atividades para garantir assistência a saúde mental, tanto no sistema prisional, quanto na assistência farmacêutica, além de realizar projetos terapêuticos nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e reabilitação psicossocial.

O Colegiado tem à frente a Gerência de Saúde Mental do Governo do Estado que tem como função: fazer o monitoramento, supervisão e implementação de políticas para melhoria da saúde mental da população. "Então, a nossa função é mediar a negociação entre os municípios e o Ministério da Saúde na execução da política que vai desde a qualificação ao apoio técnico. Temos um grupo condutor da RAPS que leva todas as decisões para que os coordenadores possam encaminhá-las em seu território e às instancias específicas de cada município”, explicou Gisele Martins, gerente.

No encontro, os coordenadores também estão sendo orientados quanto à legislação que rege os princípios do trabalho desenvolvido por eles, em conjunto com os usuários.

Facebook
Veja também