Ministério Público quer anulação da eleição para presidência da Câmara de Milton Brandão
A Casa Legislativa informou que já foi notificada nessa segunda-feira (10), está analisando a situação, e, certamente cumprirá o que determinam as leis.
O Ministério Público do Piauí requereu que o presidente da Câmara Municipal de Milton Brandão, vereador Antônio Rezende Lima, anule a eleição da Mesa Diretora para o biênio 2025-2026, pois o parlamentar foi eleito pela terceira vez consecutiva para o mesmo cargo. Foi estabelecido um prazo de 10 dias úteis para que o presidente da Casa Legislativa acate a recomendação. A portaria foi assinada pelo promotor de justiça Avelar Marinho Fortes do Rêgo e publicada nessa segunda-feira (10) no Diário Eletrônico do órgão.
O pedido de impugnação da eleição foi solicitado através de representação encaminhada ao Ministério Público, que resultou na abertura de uma notícia de fato para averiguar a suposta irregularidade.
Conforme a portaria, foi apurado que o vereador Antônio Rezende Lima exerceu a presidência da Câmara Municipal nos biênios 2021-2022 e 2023-2024. Mesmo sendo considerado inconstitucional, o parlamentar foi eleito novamente para assumir o cargo pelos próximos dois anos.
O promotor enfatizou que a terceira eleição consecutiva de Antônio Rezende representa uma afronta ao ordenamento jurídico vigente e ao entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF), que veda esta prática.
“Considerando que a situação não desafia lucubrações, especialmente em face da recente decisão que deferiu o afastamento liminar de João Batista de Assis Castro da Presidência da Câmara Municipal de João Costa-PI, nos autos de reclamação constitucional (medida cautelar na reclamação 75.813 PIAUÍ), com pedido de tutela de urgência, ajuizada pelo Ministério Público do Estado do Piauí”, informou na portaria.
Em razão dos fatos que violam os princípios republicanos e democráticos, o Ministério Público requer a convocação, com urgência, de uma sessão extraordinária para a realização da nova eleição para a presidência da Câmara de Milton Brandão.
Outro lado
O Viagora procurou a Câmara Municipal de Milton Brandão para falar sobre o assunto e, através da assessoria jurídica, a Casa Legislativa informou que já foi notificada nessa segunda-feira (10), está analisando a situação, e, certamente cumprirá o que determinam as leis.
-
Promotor investiga ex-prefeito de Paes Landim por contrato de R$ 84 mil sem licitação
O contrato nº 004/2023 foi celebrado em 08 de março de 2023, com vigência de um ano, para prestação de serviços de consultoria em gestão pública educacional. -
Silvio Mendes sanciona lei que proíbe uso de Kadrons em veículos
A legislação é de autoria do vereador Dudu Borges (PT) e visa evitar a poluição sonora causada pelo uso de escapamentos de veículos automotores. -
Prefeito de Fartura do Piauí cancela show da banda Calcinha Preta após pedido do MP
A recomendação do Ministério Público foi expedida pela promotora de justiça Gabriela Almeida de Santana. -
Themístocles Filho diz que pretende continuar na disputa de vice-governador
O vice-governador também comentou sobre as discussões entre os partidos sobre espaços dentro da base aliada. -
TRE-PI vai julgar pedido de liberdade da vereadora Tatiana Medeiros na segunda
A parlamentar está afastada da Câmara de Teresina desde quinta-feira (03), após ser presa preventivamente pela Polícia Federal na segunda fase da Operação Escudo Eleitoral em sua residência.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir