Municípios se comprometem a erradicar lixões após audiências no Piauí
Segundo o governo, os encontros ocorreram na semana passada, reunindo representantes de 13 municípios piauienses com representantes do MPT, TCE e Semarh
O Governo do Piauí, divulgou resultados significativos com relação as audiências públicas realizadas, como parte do projeto “Zero Lixões: Por um Piauí mais limpo”, para a gestão de resíduos sólidos em todo o estado.
Segundo o governo, os encontros ocorreram na semana passada, reunindo representantes de 13 municípios piauienses com o Ministério Público do Trabalho (MPT), o Ministério Público do Estado do Piauí (MP-PI), o Tribunal de Contas do Estado (TCE) e a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), onde o foco foram o fechamento dos lixões, na organização dos catadores em cooperativas e na melhoria de suas condições de trabalho. Os gestores municipais presentes se comprometeram publicamente a adotar medidas para erradicar os lixões em seus municípios, seguindo o cronograma apresentado e discutido durante as audiências e, as estratégias para a implementação de sistemas alternativos de manejo de resíduos, incluindo aterros sanitários e sistemas de reciclagem, foram definidas em conjunto, com foco na adequação à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Além disso, os planos de ação para educação ambiental nas comunidades também foram elaborados, visando a redução da produção de resíduos e o aumento do reaproveitamento sustentável.

O secretário estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Daniel Oliveira, acrescentou que a Semarh vai dar suporte aos municípios. "A Semarh se compromete a promover acompanhamento constante do processo de fechamento dos lixões e implementação dos sistemas de gestão de resíduos. Vamos trabalhar em conjunto para garantir a eficácia das ações e o cumprimento dos prazos estabelecidos, assegurando um futuro mais sustentável para o Piauí”, pontuou.
O procurador do Trabalho, Carlos Henrique Leite, destacou a importância de monitorar o progresso de cada município, buscando entender como estão sendo implementadas as ações para a destinação adequada dos resíduos sólidos e a inclusão produtiva dos catadores.
De acordo com o governo, um ponto crucial destacado durante as audiências foi a separação correta dos resíduos: apenas os rejeitos devem ser destinados aos aterros e, materiais recicláveis que serão separados seletivamente e encaminhados às cooperativas, gerando renda e melhores condições de trabalho para os catadores.
A promotora Áurea Madruga, coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente do Ministério Público do Estado, reforçou o dever público de encerrar os lixões e assegurar a dignidade no trabalho dos catadores, buscando soluções para as dificuldades enfrentadas pelos municípios.
Conforme o Governo do Piauí, o projeto “Zero Lixões” prevê a construção de, pelo menos, sete aterros sanitários e cerca de 40 áreas de transbordo em todo o Piauí, em linha com a PNRS (Lei 12.305/2010), que estabeleceu prazos para a erradicação dos lixões no país. Embora a data limite fosse agosto de 2024, 32 municípios piauienses já encerraram seus lixões. As instituições envolvidas continuarão monitorando a situação dos municípios para garantir a implementação dos compromissos assumidos e a adoção de medidas cabíveis. As audiências públicas demonstram um avanço significativo na busca por um Piauí mais limpo e sustentável, com foco na inclusão social e na dignidade dos trabalhadores da reciclagem.
Governo do Piauí
Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh)
-
Câmara de São João do Piauí assina acordo e vai realizar concurso para controlador
O presidente da Câmara Municipal de São João do Piauí, vereador José Joaquim de Araújo, celebrou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), proposto pelo promotor de Justiça Jorge Luiz da Costa Pessoa. -
Arcebispo de Teresina destaca significado da Sexta-Feira Santa para fiéis
Nessa data tradicional, segundo o clérigo, a igreja lembra do sacrifício do filho de Deus que entregou sua própria vida para salvar a humanidade. -
Prefeitura de Fronteiras lamenta morte de jovens em acidente na BR 230
O acidente aconteceu no povoado Tamboril, quando um grupo de seis amigos seguia de Campos Sales, no Ceará, com destino a São Julião, no Piauí. -
Grande público prestigia espetáculo “A Paixão de Cristo 2025” em Esperantina
O evento aconteceu por volta das 19h30, na Praça Noemi Lages, que ficou completamente lotada com a presença do público esperantinense e visitantes de cidades vizinhas. -
Piauí registra mais de 11 mil novas empresas no primeiro trimestre de 2025
A presidente da Jucepi, Alzenir Porto, comentou sobre a ascensão da modalidade MEI, que se configura como uma forma moderna de emprego, alinhando autonomia e sustentabilidade.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir