Operação Piracema apreende dois mil metros de rede de pesca no Piauí
A operação teve inicio nessa segunda-feira (02), com fiscalizações de ação conjunta entre Semarh e Policia Ambiental
A Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), em uma ação conjunta com a Polícia Ambiental, realizou uma apreensão de cerca de 2 mil metros de redes de pesca ilegais no Piauí. A Operação Piracema, que iniciou nessa segunda-feira (02), visa coibir a pesca predatória durante o período de reprodução dos peixes.
Segundo a Semarh, os agentes fiscalizaram o Rio Parnaíba e seus afluentes na região Norte do Estado. Além disso, a secretaria vem trabalhando para identificar os responsáveis pelas irregularidades e aplicar as devidas punições, que incluem multas e, em alguns casos, prisão por crime ambiental. A primeira etapa da operação, segue até o próximo sábado (7).

De acordo com o secretário da Semarh, Daniel Oliveira, é de suma importância respeitar as regras do defeso. "O período do defeso da piracema está em vigor em todo o Piauí desde o dia 16 de novembro e segue até 16 de março de 2025. Esse é um momento crucial para a reprodução dos peixes, quando eles nadam rio acima para se reproduzirem, garantindo a continuidade das espécies e o equilíbrio dos nossos ecossistemas aquáticos”, por isso que pescar com redes está proibido”, detalhou o secretário.
Segundo o diretor de Fiscalização da Semarh, Major Dênio Marinho, os equipamentos permitidos por pescadores neste período são: linha de mão, vara, anzol, caniço com molinete e caniço simples. Ressalta ainda que antes das fiscalizações, foram realizadas campanhas de conscientização, na qual os auditores fiscais visitaram as associações de pescadores explicando sobre o período do defeso da piracema.

Conforme a Semarh, a piracema é um período crucial para a reprodução dos peixes e a manutenção do equilíbrio dos ecossistemas aquáticos, a pesca durante esse período é proibida para garantir a preservação das espécies e a sustentabilidade da atividade pesqueira. Vale ressaltar que durante o período de defeso, a pesca é proibida em um raio de 1500 metros antes e depois de barragens, cachoeiras e corredeiras do Rio Parnaíba. Eventos de pesca, como campeonatos, também estão suspensos.
A Semarh resstalta que a pesca é permitida apenas para pescadores registrados, com algumas ressalvas: uso exclusivo de linhas de mão, vara, anzol, molinete ou carretilha, com iscas naturais ou artificiais. O uso de tarrafa é permitido apenas para pescadores profissionais, com malha entre 20 e 30 mm e altura máxima de 2 metros, além disso, o limite de captura é de 5 kg de peixe por dia, mais um exemplar adicional para pescadores registrados. Quanto ao transporte e a comercialização de peixes de piscicultura, estes, exigem comprovante de procedência e registro no Ibama. Estoques de peixes naturais devem ser declarados.
Governo do Piauí
Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh)
-
Câmara de São João do Piauí assina acordo e vai realizar concurso para controlador
O presidente da Câmara Municipal de São João do Piauí, vereador José Joaquim de Araújo, celebrou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), proposto pelo promotor de Justiça Jorge Luiz da Costa Pessoa. -
Arcebispo de Teresina destaca significado da Sexta-Feira Santa para fiéis
Nessa data tradicional, segundo o clérigo, a igreja lembra do sacrifício do filho de Deus que entregou sua própria vida para salvar a humanidade. -
Prefeitura de Fronteiras lamenta morte de jovens em acidente na BR 230
O acidente aconteceu no povoado Tamboril, quando um grupo de seis amigos seguia de Campos Sales, no Ceará, com destino a São Julião, no Piauí. -
Grande público prestigia espetáculo “A Paixão de Cristo 2025” em Esperantina
O evento aconteceu por volta das 19h30, na Praça Noemi Lages, que ficou completamente lotada com a presença do público esperantinense e visitantes de cidades vizinhas. -
Piauí registra mais de 11 mil novas empresas no primeiro trimestre de 2025
A presidente da Jucepi, Alzenir Porto, comentou sobre a ascensão da modalidade MEI, que se configura como uma forma moderna de emprego, alinhando autonomia e sustentabilidade.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir