Viagora

Mais de 137 mil chaves Pix tiveram dados vazados, diz Banco Central

De acordo com o Banco Central, desde o lançamento do sistema instantâneo de pagamentos em novembro de 2020, este já é o quarto vazamento de dados.

Nesta sexta-feira (16), o Banco Central (BC) informou que cerca de 137,3 mil chaves Pix de clientes da Abastece Ai Clube Automobilista Payment Ltda tiveram seus dados vazados. O total de pessoas físicas e jurídicas afetadas chega a 137.122, pois existe a possibilidade de ter mais de uma chave.

De acordo com o Banco Central, desde o lançamento do sistema instantâneo de pagamentos em novembro de 2020, este já é o quarto vazamento de dados. É possível que cada pessoa física tenha até cinco chaves para cada conta, já cada pessoa jurídica pode ter até 20.

 O Banco Central comunicou ainda que o incidente aconteceu entre 1º de julho e 14 de setembro, além disso esta ação não afeta a movimentação de dinheiro, pois as informações foram vazadas de dados cadastrais.

Segundo o BC, os dados expostos são referentes ao nome do usuário, Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), instituição de relacionamento, agência, número e tipo da conta, data de criação da chave Pix. Um comunicado será emitido através do aplicativo da Acesso ou do internet banking da instituição a todas as pessoas que tiveram informações vazadas.

As duas únicas formas de aviso serão estas, se o cliente receber chamas telefônicas, SMS, avisos por aplicativos de mensagens e por e-mail, deverá desconsiderá-lo.

Ainda de acordo com o banco, não necessariamente todos os dados foram expostos, porém ficaram visíveis para que outras pessoas pudessem observar ou até mesmo capturar. O caso será investigado e poderá ser aplicado punições como multa, suspensão ou até exclusão da Acesso do sistema do Pix.

Com informações da Agência Brasil

Mais conteúdo sobre:

Banco Central

Facebook
Veja também