Eleitores participarão de teste das urnas com biometria
Conforme o Tribunal Superior Eleitoral, o projeto-piloto da avaliação foi aprovado na terça-feira (13) pela Corte Suprema.
Nessa terça-feira (13), o plenário da Corte aprovou projeto-piloto que acrescentara a identificação biométrica dos eleitores ao teste de integridade a que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) submete as urnas eletrônicas a cada nova eleição, desde 2002. Eleitores de 19 unidades da federação serão convidados a participar onde se avaliará a confiabilidade do sistema biometria.
Segundo TSE, será 641 urnas selecionadas, nos 27 estados do país. Ao contrario do projeto piloto, não será necessário a participação de eleitores presenciais pois somente 56 serão submetidas ao teste com identificação biométrica, o que representa um percentual de 8,7%.
O presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, ressaltou que o teste de integridade já possui 20 anos de realização. “É importante deixar claro que o teste de integridade [tradicional] é realizado desde 2002 e que, a partir da liberação da [urna eleitoral mediante identificação da] biometria [do eleitor], o [projeto-piloto] é absolutamente idêntico ao que vem sendo realizado nestes 20 anos”, disse durante evento de simulação das etapas.
O projeto-piloto prevê a participação de eleitores de Alagoas; Amazonas; Bahia; Ceará; Espírito Santo; Goiás; Mato Grosso; Mato Grosso do Sul; Minas Gerais; Pará; Paraná; Pernambuco; Rondônia; Santa Catarina; São Paulo; Rio de Janeiro; Rio Grande do Sul e Tocantins, além do Distrito Federal. A resolução inicial do TSE era realizar o teste em, pelo menos, cinco estados, mais o Distrito Federal.
Procedimentos
Os servidores da Justiça Eleitoral, no dia da votação, convidarão alguns eleitores que votam em seções onde o teste com biometria esteja ocorrendo para participar voluntariamente da iniciativa. Após votarem regularmente, os voluntários serão conduzidos a um espaço contíguo onde estará montada toda a estrutura necessária à realização do teste com biometria, incluindo uma urna eletrônica previamente selecionada.
De acordo com o TSE, o eleitor voluntário terá que assinar um termo de consentimento autorizando o uso de sua biometria para liberar a urna. Com a urna liberada e tendo sido conferida a identificação biométrica do eleitor, caberá a servidores da Justiça Eleitoral registrar, na urna de teste, o voto previamente preenchido por representantes de partidos políticos ou entidades que participam do processo de fiscalização – tal como já acontece no teste de integridade tradicional.
Com informações da Agência Brasil
Tribunal Superior Eleitoral - TSE
-
Câmara de São João do Piauí assina acordo e vai realizar concurso para controlador
O presidente da Câmara Municipal de São João do Piauí, vereador José Joaquim de Araújo, celebrou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), proposto pelo promotor de Justiça Jorge Luiz da Costa Pessoa. -
Arcebispo de Teresina destaca significado da Sexta-Feira Santa para fiéis
Nessa data tradicional, segundo o clérigo, a igreja lembra do sacrifício do filho de Deus que entregou sua própria vida para salvar a humanidade. -
Prefeitura de Fronteiras lamenta morte de jovens em acidente na BR 230
O acidente aconteceu no povoado Tamboril, quando um grupo de seis amigos seguia de Campos Sales, no Ceará, com destino a São Julião, no Piauí. -
Grande público prestigia espetáculo “A Paixão de Cristo 2025” em Esperantina
O evento aconteceu por volta das 19h30, na Praça Noemi Lages, que ficou completamente lotada com a presença do público esperantinense e visitantes de cidades vizinhas. -
Piauí registra mais de 11 mil novas empresas no primeiro trimestre de 2025
A presidente da Jucepi, Alzenir Porto, comentou sobre a ascensão da modalidade MEI, que se configura como uma forma moderna de emprego, alinhando autonomia e sustentabilidade.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir