Projeto de combate à pobreza no semiárido piauiense é aprovado pelo Fida
De acordo com o Governo do Piauí, cerca de 60 mil famílias serão beneficiadas com o projeto, que será financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Nessa quarta-feira (05), a governadora do Piauí, Regina Sousa, recebeu a aprovação do Projeto Piauí Inclusivo e Sustentável (PSI), que recebe investimento de U$ 18 milhões de dólares, mais de R$ 93 milhões e 600 mil reais para promover a melhoria da renda, da segurança alimentar e nutricional, o acesso a serviços básicos e a adaptação à mudança climática.
De acordo com o Governo do Piauí, cerca de 60 mil famílias serão beneficiadas com o projeto, que será financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e aprovado pela Junta Executiva do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida). A governadora Regina Sousa, comenta que a muitas famílias com projetos desse seguimento.
“O Viva o Semiárido foi um projeto que teve muita importância na vida das famílias e que ensinou os caminhos para a busca da sustentabilidade e dignidade. Ao invés de buscar cestas básicas, as famílias tiveram a assistência técnica necessária para cultivarem os seus próprios arranjos produtivos, em diversas cadeias, produzem seus alimentos e geram renda. Com o PSI mais famílias serão beneficiadas, em especial, naquilo que o semiárido mais precisa que é o acesso regular à água, para beber e produzir de forma ambientalmente sustentável e resiliência às mudanças climáticas”, disse.
Ainda de acordo com o governo, em comunicado, o chefe do Centro de Conhecimento e de Cooperação Sul-Sul e Triangular Divisão da América Latina e Caribe (LAC), Claus Reiner, informou que o Fundo Internacional está em condições de proceder com a assinatura do acordo.
“Com a referida aprovação, pela mais alta autoridade de nossa instituição, o Fida está em condições de proceder com a assinatura do Acordo de Financiamento com o Governo do Estado do Piauí. Aproveito para reiterar o apoio fundamental do Governo do Estado do Piauí, no desenho e elaboração do PSI. O Fida está empenhado em continuar apoiando o Estado a dar celeridade ao início da implementação do projeto para mais uma exitosa parceria de sucesso”, informou.
Conforme o Governo do Estado, as entidades já estiveram em outros momentos no Piauí. A governadora comenta que essas visitas tiveram influência positiva. “Eles estiveram várias vezes no Piauí, já conhecem a forma de trabalho da equipe e isso dá maior segurança para um investimento dessa magnitude. O PSI vai promover a segurança hídrica, recuperar as matas ciliares e áreas de prevenção e, principalmente, vai oportunizar mudança de vidas e de realidades. São projetos como esses que beneficiam a população que fazem toda a diferença”, comentou.
-
Câmara de São João do Piauí assina acordo e vai realizar concurso para controlador
O presidente da Câmara Municipal de São João do Piauí, vereador José Joaquim de Araújo, celebrou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), proposto pelo promotor de Justiça Jorge Luiz da Costa Pessoa. -
Arcebispo de Teresina destaca significado da Sexta-Feira Santa para fiéis
Nessa data tradicional, segundo o clérigo, a igreja lembra do sacrifício do filho de Deus que entregou sua própria vida para salvar a humanidade. -
Prefeitura de Fronteiras lamenta morte de jovens em acidente na BR 230
O acidente aconteceu no povoado Tamboril, quando um grupo de seis amigos seguia de Campos Sales, no Ceará, com destino a São Julião, no Piauí. -
Grande público prestigia espetáculo “A Paixão de Cristo 2025” em Esperantina
O evento aconteceu por volta das 19h30, na Praça Noemi Lages, que ficou completamente lotada com a presença do público esperantinense e visitantes de cidades vizinhas. -
Piauí registra mais de 11 mil novas empresas no primeiro trimestre de 2025
A presidente da Jucepi, Alzenir Porto, comentou sobre a ascensão da modalidade MEI, que se configura como uma forma moderna de emprego, alinhando autonomia e sustentabilidade.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir