Covid-19: Ministério Público discute vacinação de presos no Piauí
A promotora titular da 49ª Promotoria de Justiça Myrian Lago, explica que esse público é um grupo prioritário contemplado pelo Plano de Vacinação.
Nessa quinta-feira (13), o Ministério Público do Piauí (MPPI), por meio da 49ª Promotoria de Justiça de Teresina, promoveu audiência para tratar o acompanhamento das medidas implementadas para operacionalização da vacinação contra a covid-19 da população privada de liberdade no estado do Piauí.
Estiveram presentes na reunião representantes do Ministério Público do Piauí, da Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi), da Fundação Municipal de Saúde (FMS), da Diretoria de Humanização e Reintegração Social da Secretaria de Justiça (SEJUS-PI) e da Procuradoria Geral do Estado (PGE-PI).
A promotora titular da 49ª Promotoria de Justiça Myrian Lago, explica que esse público é um grupo prioritário contemplado pelo Plano de Vacinação Nacional, Municipal e Estadual. “Esse público é um grupo prioritário contemplado pelo Plano de Vacinação Nacional, Municipal e Estadual, visto o modo de vida coletivo em que vivem, com condições de higiene inadequadas, o que dificulta a adoção de medidas sanitárias. O MP tem a missão de garantir o cumprimento dos Planos de Vacinação de forma eficaz e transparente”, pontuou a promotora.
- Foto: Viagora
Promotora de Justiça Myrian Lago
A população privada de liberdade, assim como os agentes funcionários estão inclusos na 4ª fase do Plano Nacional de Vacinação. Conforme a promotora, o órgão ministerial, tem a missão de garantir o cumprimento dos Planos de Vacinação de forma eficaz e transparente.
Ao longo da audiência, foi ressaltado que definir o público de forma objetiva é essencial, seja através de levantamento de CPF ou cartão do SUS. Na oportunidade também foi discutido a vacinação prioritária da população idosa encarcerada.
Ficou estabelecido que a SEJUS deverá encaminhar o quantitativo de presos de 60 anos ou mais, informando a documentação e o local em que se encontram para que FMS realize a vacinação volante.
Além de enviar o levantamento dos internos das unidades do Estado, de acordo com os critérios de idade, comorbidades e locais, a SEJUS, a Sesapi e a FMS deverão se reunir para estratificar os grupos para as etapas de imunização.
Vacina contra Covid-19
Secretaria de Estado da Justiça - Sejus
Fundação Municipal de Saúde - FMS
Ministério Público do Estado do Piauí - MPPI
Secretaria de Estado da Saúde - Sesapi
-
Câmara de São João do Piauí assina acordo e vai realizar concurso para controlador
O presidente da Câmara Municipal de São João do Piauí, vereador José Joaquim de Araújo, celebrou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), proposto pelo promotor de Justiça Jorge Luiz da Costa Pessoa. -
Arcebispo de Teresina destaca significado da Sexta-Feira Santa para fiéis
Nessa data tradicional, segundo o clérigo, a igreja lembra do sacrifício do filho de Deus que entregou sua própria vida para salvar a humanidade. -
Prefeitura de Fronteiras lamenta morte de jovens em acidente na BR 230
O acidente aconteceu no povoado Tamboril, quando um grupo de seis amigos seguia de Campos Sales, no Ceará, com destino a São Julião, no Piauí. -
Grande público prestigia espetáculo “A Paixão de Cristo 2025” em Esperantina
O evento aconteceu por volta das 19h30, na Praça Noemi Lages, que ficou completamente lotada com a presença do público esperantinense e visitantes de cidades vizinhas. -
Piauí registra mais de 11 mil novas empresas no primeiro trimestre de 2025
A presidente da Jucepi, Alzenir Porto, comentou sobre a ascensão da modalidade MEI, que se configura como uma forma moderna de emprego, alinhando autonomia e sustentabilidade.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir