Justiça anula dois itens do edital do concurso da PM do Piauí
Segundo o promotor de Justiça Francisco de Jesus Lima os itens são inconstitucionais e violam o princípio da presunção da inocência e da exclusão de candidatos com déficit visual de fácil reparação.
Nessa quarta-feira (15), o juiz de Direito, Anderson Antônio Brito Nogueira, da Vara dos Feitos da Fazenda Pública, concedeu liminar, deferindo o pedido de tutela antecipada, suspendendo dois itens do Concurso Público da Polícia Militar do Piauí, até sentença de mérito ou outra decisão em contrário.
Conforme o MPPI, uma ação civil pública contra o estado do Piauí foi ajuizada pela 42ª Promotoria de Justiça de Teresina em novembro deste ano visando à suspensão dos itens 16.1 e 13.6.2 do edital nº 001/2021, que rege o concurso público da Polícia Militar do Piauí.
O concurso deve promover o preenchimento do quadro de oficiais militares no posto inicial de 2° tenente (QOPM), com 1.000 vagas para o cargo de soldado e 40 para oficiais, segundo Governo do Piauí.
Segundo o promotor de Justiça Francisco de Jesus Lima os itens são inconstitucionais e violam o princípio da presunção da inocência e da exclusão de candidatos com déficit visual de fácil reparação.
Ainda segundo Francisco de Jesus, o item 16.1 consta que serão considerados inatos aqueles candidatos que não entregarem a certidão negativa de processo administrativo disciplinar no âmbito da corporação. Dessa forma, os candidatos que estiverem apenas respondendo a processo também seriam inaptos.
Já o item 13.6.2 do concurso público dispõe que os candidatos com visão igual ou inferior a 1,0 grau em cada olho, separadamente com a correção máxima de 1,5 para dioptrias esférica ou cilíndrica e igual ou inferior 1,5 para dioptrias esféricas e cilíndricas separadamente, serão considerados aptos ao exame oftalmológico.
Segundo o promotor de justiça, este item fere os princípios da razoabilidade e da proporcionalidade, pois “isso significa que não serão aceitos os candidatos cujo déficit visual possa ser corrigido com o simples uso de óculos de grau, situação que fere os princípios da razoabilidade e da proporcionalidade”, explica o promotor.
Ministério Público do Estado do Piauí - MPPI
Polícia Militar do Piauí
-
MP investiga Bridgestone do Brasil após denúncia de crimes tributários no Piauí
A investigação está a cargo do promotor de justiça Rodrigo Roppi de Oliveira. -
Procon e Ouvidoria realizam quarta edição do projeto Itinerante no Piauí
A ação promove educação para o consumo, atendimento ao cidadão e fortalecimento da rede de proteção ao consumidor -
Piauí decreta estado de emergência zoossanitária para prevenção da gripe aviária
A Medida busca intensificar ações de vigilância e reforçar proteção da avicultura no estado -
Esperantina receberá Sessão Solene da Assembleia Legislativa
A solenidade marca os 190 anos do Legislativo piauiense e reforça interiorização das ações da Alepi -
Motorista morre após caminhão tombar na BR-230 em Barão de Grajaú
O acidente ocorreu no início da manhã e causas ainda estão sob investigação
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir