Ministro do STJ mantém medidas cautelares a Ricardo Paraguassú
O empresário foi preso em flagrante pela suposta prática do crime de furto de energia elétrica, mas conseguiu na Justiça a decisão para sua liberdade provisória.
O ministro Reynaldo Soares da Fonseca, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), negou, no dia 03 de abril, recurso ao empresário de Teresina Ricardo Paraguassú para a suspensão de medida cautelar a que está sujeito. Ele foi preso em flagrante pela suposta prática do crime de furto de energia elétrica, mas conseguiu na Justiça a decisão para sua liberdade provisória. O Tribunal de Justiça do Piauí não viu necessidade para decretação de sua prisão preventiva, mas determinou medidas cautelares. O empresário, ainda inconformado, recorreu das imposições.
- Foto: Facebook/Ricardo Paraguassú
Empresário Ricardo Paraguassú é suspeito de furtar energia.
A autoridade policial, mediante o pagamento de fiança no valor de R$ 19.080,00 (dezenove mil e oitenta reais), expediu alvará de soltura em favor de Ricardo. Ao homologar o flagrante, o Juízo de primeiro grau ratificou a fiança concedida com a imposição de medidas cautelares diversas da prisão por considerar adequada a liberdade provisória já que o crime em questão é de menor potencial ofensivo.
O empresário ficou obrigado a comparecer ao Juízo sempre que intimado e proibido de deixar a Comarca sem prévia autorização, nem mudar de residência sem prévia comunicação, ou ausentar-se por mais de 08 (oito) dias de sua casa sem aviso à autoridade processante.
No recurso, a defesa reafirma a alegação de ausência de fundamentação idônea para a aplicação das medidas cautelares. Ressalta que "não se trata de fundamentação defeituosa ou insuficiente, mas de sua mais completa ausência".
O ministro do STJ disse que as medidas cautelares foram impostas pois foram consideradas razoáveis por um magistrado e que tal decisão não deve ser reparada. Para ele, é imprescindível um exame mais aprofundado dos elementos de convicção carreados aos autos, para se aferir a sustentada desnecessidade da prisão cautelar.
“Ademais, o pedido liminar confunde-se com o próprio mérito da impetração, o qual deverá ser analisado em momento oportuno, por ocasião do julgamento definitivo”, considerou o ministro Reynaldo Soares, indeferindo o pedido.
Sobre o caso
No dia 03 de setembro de 2018, a Eletrobras Distribuição Piauí, durante fiscalizações de rotina, detectou furto de energia elétrica na academia de ginástica Ricardo Paraguassú, localizada na avenida Homero Castelo Branco, na zona Leste de Teresina. O proprietário, Ricardo Paraguassú, foi preso pelo Grupo de Repressão ao Crime Organizado (Greco), que auxilia a Distribuidora no combate às perdas de energia. No local, foi constatado desvio de energia no ramal de entrada por perito do Instituto de Criminalística.
Superior Tribunal de Justiça - STJ
-
Câmara de São João do Piauí assina acordo e vai realizar concurso para controlador
O presidente da Câmara Municipal de São João do Piauí, vereador José Joaquim de Araújo, celebrou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), proposto pelo promotor de Justiça Jorge Luiz da Costa Pessoa. -
Arcebispo de Teresina destaca significado da Sexta-Feira Santa para fiéis
Nessa data tradicional, segundo o clérigo, a igreja lembra do sacrifício do filho de Deus que entregou sua própria vida para salvar a humanidade. -
Prefeitura de Fronteiras lamenta morte de jovens em acidente na BR 230
O acidente aconteceu no povoado Tamboril, quando um grupo de seis amigos seguia de Campos Sales, no Ceará, com destino a São Julião, no Piauí. -
Grande público prestigia espetáculo “A Paixão de Cristo 2025” em Esperantina
O evento aconteceu por volta das 19h30, na Praça Noemi Lages, que ficou completamente lotada com a presença do público esperantinense e visitantes de cidades vizinhas. -
Piauí registra mais de 11 mil novas empresas no primeiro trimestre de 2025
A presidente da Jucepi, Alzenir Porto, comentou sobre a ascensão da modalidade MEI, que se configura como uma forma moderna de emprego, alinhando autonomia e sustentabilidade.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir