Defensoria quer punição de policiais do Piauí que agrediram preso
A Defensoria Pública do Piauí se reuniu nessa terça-feira (16) com a Polícia Militar para tratar sobre o caso dos policiais que agrediram um suspeito de furto no município de Piripiri.
A Defensoria Pública do Piauí se reuniu nessa terça-feira (16) com a Polícia Militar para tratar sobre o caso dos policiais que agrediram um suspeito de furto no município de Piripiri. O defensor público Igo Castelo Branco de Sampaio destacou a necessidade de adotar medidas preventivas dentro da PM, para que casos como esse não se repitam.
- Foto: Defensoria Pública do Piauí
Reunião no comando geral da Polícia Militar.
“Pautou-se um compromisso da Defensoria com a PM de não estar somente acompanhando este procedimento, de não estar só garantindo que aconteça a responsabilidade e efetiva punição para o caso colocado, mas também que haja outros elementos. Que a gente consiga uma mudança dessa cultura junto a PM”, comentou Igo.
O Comandante-Geral da PM, Cel. Lindomar Castilho Melo disse que o caso serviu como prevenção e que, diante dos fatos, foi aplicada a regra, que resultou na prisão preventiva dos policiais acusados e abertura de inquérito. Ele reforçou que o caso não é uma prática corriqueira na Polícia Militar do estado e que isso mancha a imagem da instituição junto à sociedade.
Na semana passada, a Comissão de Direitos Humanos da OAB-PI e a Defensoria Pública emitiram nota de repúdio às agressões. As entidades afirmaram que as ações dos PM’s foram “atos de tortura”, violaram os direitos humanos e reforçaram o fato do preso não ter oferecido resistência.
Quanto ao suspeito que foi agredido, a Justiça já determinou sua soltura. Na audiência de custódia, o juiz decretou a ilegalidade da prisão. O magistrado levou em conta os laudos de exame de corpo de delito preliminar, no qual foram constatadas evidências de agressão. O preso também apresentava hematomas visíveis em algumas partes do corpo, como o rosto.
Além de decretar a soltura de E. A. da S., o juiz Antônio Oliveira determinou que fosse realizado um novo exame de corpo de delito com o objetivo de apurar eventual existência de sinais que indiquem a prática deliberada de tortura física ou psíquica.
Defensoria Pública do Piauí
Polícia Militar do Piauí
-
Câmara de São João do Piauí assina acordo e vai realizar concurso para controlador
O presidente da Câmara Municipal de São João do Piauí, vereador José Joaquim de Araújo, celebrou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), proposto pelo promotor de Justiça Jorge Luiz da Costa Pessoa. -
Arcebispo de Teresina destaca significado da Sexta-Feira Santa para fiéis
Nessa data tradicional, segundo o clérigo, a igreja lembra do sacrifício do filho de Deus que entregou sua própria vida para salvar a humanidade. -
Prefeitura de Fronteiras lamenta morte de jovens em acidente na BR 230
O acidente aconteceu no povoado Tamboril, quando um grupo de seis amigos seguia de Campos Sales, no Ceará, com destino a São Julião, no Piauí. -
Grande público prestigia espetáculo “A Paixão de Cristo 2025” em Esperantina
O evento aconteceu por volta das 19h30, na Praça Noemi Lages, que ficou completamente lotada com a presença do público esperantinense e visitantes de cidades vizinhas. -
Piauí registra mais de 11 mil novas empresas no primeiro trimestre de 2025
A presidente da Jucepi, Alzenir Porto, comentou sobre a ascensão da modalidade MEI, que se configura como uma forma moderna de emprego, alinhando autonomia e sustentabilidade.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir