Limma repudia comemoração ao golpe militar sugerida por Bolsonaro
O deputado Francisco Limma (PT) usou a tribuna da Alepi para apresentar uma moção de repúdio à comemoração.
O líder governista na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), deputado Francisco Limma (PT), usou a tribuna da Casa para apresentar uma moção de repúdio à comemoração ao golpe militar de 1964 sugerida pelo presidente Jair Bolsonaro.
No início desta semana, o presidente Jair Bolsonaro determinou ao Ministério da Defesa que faça as "comemorações devidas" pelos 55 anos do golpe que deu início a uma ditadura militar no país. O golpe militar que depôs o então presidente João Goulart ocorreu em 31 de março de 1964. Após o ato, iniciou-se uma ditadura que durou 21 anos. No período, não houve eleição direta para presidente. O Congresso Nacional chegou a ser fechado, mandatos foram cassados e houve censura à imprensa.
- Foto: Hélio Alef/Viagora
Deputado Francisco Limma (PT).
Limma destacou que “o Ministério Público Federal emitiu nota se manifestando contra a orientação dada por Bolsanaro. A história não nega a censura aos meios de comunicação, as torturas, desaparecimentos de pessoas e assassinatos, como o de 434 militares contrários ao golpe e oito mil indígenas”.
Francisco Limma pontuou ainda que no Piauí foram muitas as pessoas que sofreram as consequências da ditadura militar, iniciada com o golpe.
“O saudoso Themístocles Sampaio Pereira, pai do nosso atual presidente da Assembleia; o amigo Antônio José Medeiros; Clidenor de Freitas, Celso Barros; José Reis Pereira; Padre Raimundo José e Jesualdo Cavalcantti são alguns dos nomes que sofreram com a ditadura, seja o exílio, perda de mandato ou tortura. Esta data não tem nada que ser comemorada e é um absurdo esta orientação do presidente”, concluiu o deputado.
Assembleia Legislativa do Estado do Piauí - Alepi
Francisco Limma
-
Câmara de São João do Piauí assina acordo e vai realizar concurso para controlador
O presidente da Câmara Municipal de São João do Piauí, vereador José Joaquim de Araújo, celebrou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), proposto pelo promotor de Justiça Jorge Luiz da Costa Pessoa. -
Arcebispo de Teresina destaca significado da Sexta-Feira Santa para fiéis
Nessa data tradicional, segundo o clérigo, a igreja lembra do sacrifício do filho de Deus que entregou sua própria vida para salvar a humanidade. -
Prefeitura de Fronteiras lamenta morte de jovens em acidente na BR 230
O acidente aconteceu no povoado Tamboril, quando um grupo de seis amigos seguia de Campos Sales, no Ceará, com destino a São Julião, no Piauí. -
Grande público prestigia espetáculo “A Paixão de Cristo 2025” em Esperantina
O evento aconteceu por volta das 19h30, na Praça Noemi Lages, que ficou completamente lotada com a presença do público esperantinense e visitantes de cidades vizinhas. -
Piauí registra mais de 11 mil novas empresas no primeiro trimestre de 2025
A presidente da Jucepi, Alzenir Porto, comentou sobre a ascensão da modalidade MEI, que se configura como uma forma moderna de emprego, alinhando autonomia e sustentabilidade.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir