Dr. Erisvaldo Marques é nomeado Defensor Público Geral do Piauí
O momento foi prestigiado por Defensoras e Defensores Públicos, Secretários de Governo, Deputados, Vereadores, servidores e colaboradores da Defensoria Pública.
O Defensor Público Dr. Erisvaldo Marques dos Reis, foi o escolhido pelo Governador Wellington Dias para o cargo de Defensor Público Geral do Estado do Piauí, Biênio 2019/2021. A nomeação aconteceu nesta quinta-feira (28), no Palácio de Karnak, em audiência entre o Governador e a atual Defensora Pública Geral, Dra. Francisca Hildeth Leal Evangelista Nunes. O momento foi prestigiado por Defensoras e Defensores Públicos, Secretários de Governo, Deputados, Vereadores, servidores e colaboradores da Defensoria Pública.
Dr. Erisvaldo Marques é o atual Subdefensor Público Geral do Estado do Piauí, cargo exercido desde 2015, por duas gestões, e do qual havia se afastado em janeiro deste ano, para concorrer à formação da Lista Tríplice, que é composta pelos três Defensores Públicos mais votados por seus pares.
- Foto: Divulgação/Ascom
A posse foi prestigiada por defensores e defensoras
Defensores Públicos prestigiaram a nomeação
A eleição da Lista tríplice aconteceu no último dia 25. Dr. Erisvaldo Marques foi eleito com 66 votos. O Defensor Público Dr. Ivanovick Feitosa Dias Pinheiro foi o segundo colocado com 59 votos e o Defensor Público Dr. João Castelo Branco Vasconcelos Neto ficou em terceiro lugar, com 58 votos.
A escolha do Chefe do Executivo se deu após receber a Lista Tríplice da atual Defensora Pública Geral do Piauí, na noite da última quarta-feira (27). “Eu quero agradecer aos Defensores e Defensoras e faço isso através da Dra. Hildeth Evangelista, que esteve à frente desses dois últimos mandatos. Ela, que tem uma dedicação muito especial, fez avançar a Defensoria, com mais Defensores, com a presença em mais regiões do Estado, cuidando principalmente da proteção. Quando quiseram cortar por exemplo Bolsa Família e o Benefício da Prestação Continuada, a Defensoria estava lá, cuidando da defesa dos mais necessitados. Além disso, eu sempre digo que o Defensor é, da parte do Estado, o advogado das pessoas que não têm condições de pagar um advogado, garantindo a legitima defesa ou o pleito junto ao Judiciário. Aqui, nomeamos o Dr. Erisvaldo Marques, que já é da equipe, que tem toda uma história de muito trabalho, muita dedicação. Fiz a escolha dele e confio, pelo Estado do Piauí, na continuidade deste trabalho. Estamos investindo para a conclusão da obra da nova sede da Defensoria na capital, com reforma e equipamentos e vamos buscar, durante este mandato, trabalhar juntos pelos interesses maiores do Piauí”, disse o Governador Wellington Dias.
Dra. Hildeth Evangelista destacou a satisfação em passar o mandato para alguém que dará continuidade aos avanços alcançados. “Saímos com essa satisfação de termos cumprido a nossa missão institucional nestes dois Biênios. De termos honrado o compromisso com os Defensores, com o Governador e com a população do Estado do Piauí. Está sendo nomeado agora o nosso Subdefensor, Dr. Erisvaldo Marques dos Reis, para dar continuidade a esse trabalho, a esse desafio da Defensoria Pública, que é levar o acesso à Justiça gratuita e integral a todos os necessitados. Sabemos que a Defensoria Pública faz a diferença e é instrumento de transformação social aonde está presente. Vamos continuar com esse desafio de interiorização e fortalecimento da nossa Instituição”, afirmou.
Governador assinou decreto na manhã desta quinta-feira
O Defensor Público Geral nomeado, Dr. Erisvaldo Marques, falou sobre os rumos da Defensoria Pública em sua gestão. “Nosso principal desafio é conseguir um incremento no Orçamento. A procura pelos serviços da Defensoria é cada vez maior. De 2017 para 2018 registramos um acréscimo de 30 mil pessoas procurando a Instituição. É um momento de crise no país e essa demanda aumenta mais ainda. Vamos conversar com o Governador do Estado, com os representantes da Assembleia, para que possibilitem termos um Orçamento mais compatível e com isso teremos mais Defensores Públicos, poderemos estruturar melhor as Defensorias já existentes para que, no final as pessoas sejam as principais beneficiadas com a disponibilização de mais serviços. Estamos hoje em trinta e duas Comarcas de um total de sessenta, muitas já precisam de reforços em razão dessa crescente demanda. Quero agradecer ao reconhecimento da Classe e ao Governador pela confiança para conduzir a Defensoria Pública nesses próximos dois anos”, afirmou Dr. Erisvaldo Marques.
O Defensor Público Geral nomeado é bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela UFPB e especialista em Direito Público pelo CEUT em parceria com o TCE/PI. É ex-Assessor Jurídico do TCE/PI. Em 2008 ingressou na Defensoria Pública do Estado, atuando em várias Regionais, sendo Titular das Regionais de Elesbão Veloso e da 1ª Defensoria Pública Regional de Campo Maior. Atuou na Defensoria Itinerante e atualmente é Titular da 3ª Defensoria Pública do Tribunal do Júri da Capital.
Defensoria Pública do Piauí
Wellington Dias
-
Câmara de São João do Piauí assina acordo e vai realizar concurso para controlador
O presidente da Câmara Municipal de São João do Piauí, vereador José Joaquim de Araújo, celebrou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), proposto pelo promotor de Justiça Jorge Luiz da Costa Pessoa. -
Arcebispo de Teresina destaca significado da Sexta-Feira Santa para fiéis
Nessa data tradicional, segundo o clérigo, a igreja lembra do sacrifício do filho de Deus que entregou sua própria vida para salvar a humanidade. -
Prefeitura de Fronteiras lamenta morte de jovens em acidente na BR 230
O acidente aconteceu no povoado Tamboril, quando um grupo de seis amigos seguia de Campos Sales, no Ceará, com destino a São Julião, no Piauí. -
Grande público prestigia espetáculo “A Paixão de Cristo 2025” em Esperantina
O evento aconteceu por volta das 19h30, na Praça Noemi Lages, que ficou completamente lotada com a presença do público esperantinense e visitantes de cidades vizinhas. -
Piauí registra mais de 11 mil novas empresas no primeiro trimestre de 2025
A presidente da Jucepi, Alzenir Porto, comentou sobre a ascensão da modalidade MEI, que se configura como uma forma moderna de emprego, alinhando autonomia e sustentabilidade.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir