Juiz mantém preso o chefe do esquema de fraude em licitação em Cocal
Ainda esta semana, o MP-PI por meio do Gaeco e da 1ª Promotoria de Justiça de Cocal, apresentou denúncias contra as treze pessoas que foram presas preventivamente em abril deste ano.
Carlos Kenede Fortuna de Araújo, que foi preso durante a Operação “Escamoteamento”, e é apontado como lider da organização criminosa, entrou com um pedido de habeas corpus, mas foi negado pela 2ª Câmara Especializada Criminal do Tribunal de Justiça. A informação foi divulgada pelo Ministério Público do Estado do Piauí (MP-PI), nesta sexta-feira (14).
Ainda esta semana, o MP-PI por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) e da 1ª Promotoria de Justiça de Cocal, apresentou denúncias contra as treze pessoas que foram presas preventivamente em abril deste anona operação.
Segundo o Gaeco, o denunciado Carlos Kenede "comandou, arquitetou e executou diversas dessas condutas criminosas, em benefício próprio e de terceiros". “Carlinhos” é sócio-proprietário da empresa Vicosel Construções e Serviços, com endereço em Tianguá (CE). Os depoimentos colhidos indicam que ele tinha proximidade com o atual Prefeito de Cocal desde o ano de 2013. Dali, traçaram uma relação de amizade que teria resultado em “facilitações administrativas”.
- Foto: Arquivo do MP
Acusados e o prefeito Rubens Vieira
As pessoas denunciadas eram membros do núcleo de operadores da organização criminosa responsável por diversas fraudes em licitações no município de Cocal, nos anos de 2013, 2014 e 2015. O MP-PI requereu a condenação dos 13 pela prática dos crimes de fraude à licitação, organização criminosa e lavagem de dinheiro.
Nesse período, a prefeitura de Cocal efetivou inúmeras contratações de empresas sediadas no Estado do Ceará, com a transferência de vultosos valores, para a execução de obras no município. Porém, as construções e reformas eram de péssima qualidade.
De acordo com o apurado durante a investigação, as empresas contratadas não tinham capacidade operacional para prestar os serviços indicados. Alguns dos sócios dessas empresas já haviam sido presos por práticas semelhantes durante a Operação Província II, conduzida pelo Ministério Público do Ceará e pela Polícia Federal em 2011.
Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado - GAECO
-
Câmara de São João do Piauí assina acordo e vai realizar concurso para controlador
O presidente da Câmara Municipal de São João do Piauí, vereador José Joaquim de Araújo, celebrou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), proposto pelo promotor de Justiça Jorge Luiz da Costa Pessoa. -
Arcebispo de Teresina destaca significado da Sexta-Feira Santa para fiéis
Nessa data tradicional, segundo o clérigo, a igreja lembra do sacrifício do filho de Deus que entregou sua própria vida para salvar a humanidade. -
Prefeitura de Fronteiras lamenta morte de jovens em acidente na BR 230
O acidente aconteceu no povoado Tamboril, quando um grupo de seis amigos seguia de Campos Sales, no Ceará, com destino a São Julião, no Piauí. -
Grande público prestigia espetáculo “A Paixão de Cristo 2025” em Esperantina
O evento aconteceu por volta das 19h30, na Praça Noemi Lages, que ficou completamente lotada com a presença do público esperantinense e visitantes de cidades vizinhas. -
Piauí registra mais de 11 mil novas empresas no primeiro trimestre de 2025
A presidente da Jucepi, Alzenir Porto, comentou sobre a ascensão da modalidade MEI, que se configura como uma forma moderna de emprego, alinhando autonomia e sustentabilidade.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir