Homem é condenado a 34 anos de prisão por estuprar menores em Barras
O juiz de Direito, Jorge Cley Martins Vieira, expediu a sentença na última sexta-feira (07) e fixou penas de 34 anos e nove meses de reclusão e multa ao acusado Paulo Iran.
Nesta quarta-feira (19), a 1ª Promotoria de Justiça de Barras, obteve a condenação do réu Paulo Iran Sales dos Santos, que foi denunciado criminalmente por estupro de vulnerável e outros crimes de violência sexual contra crianças e adolescentes cometidos no município.
Conforme denúncias do Ministério Público do Piauí, o homem foi denunciado por ter praticado ou tentado praticar atos libidinosos com menores de 14 anos, crime de estupro de vulnerável que está previsto no art. 217-A do Código Penal.
De acordo com a promotoria, o homem também é acusado de consumar ou praticar o crime por meio de grave ameaça, atos libidinosos com vítimas maiores de 14 anos e menos de 18 anos, o que configura crime de estupro, previsto no art. 213 do CP.
Além disso, Paulo Iran também foi denunciado por ter ameaçado adolescentes para conseguir cenas de nudez das vítimas, o crime tipificado esta previso no art.240 do Estatuto da Criança e do Adolescente, informou o MPPI.
A Justiça também condena o homem por ter aliciado, assediado e constrangido crianças visando praticar atos libidinosos com as vítimas, crime tipificado no art. 241-D do ECA.
Conforme o MPPI, o juiz de Direito, Jorge Cley Martins Vieira, expediu a sentença na última sexta-feira (07) e fixou penas de 34 anos e nove meses de reclusão e multa ao acusado.
Ainda de acordo com a promotoria, o acusado deve cumprir a medida em regime inicial fechado, sem possibilidade de interposição de recurso em liberdade.
Conforme a Justiça, no processo foram identificadas dez vítimas do Paulo Iran e a denúncia criminal conta com depoimentos de crianças e adolescentes a partir de 9 anos. Os relatos abrangem um período de cerca de dez anos.
Segundo os relatos das crianças, o acusado ameaçava de morte as famílias das vítimas e usava de violência para que elas enviassem ao acusado fotos íntimas e mantivessem relações sexuais com ele.
Os integrantes da comunidade afirmam que o homem tinha o hábito de abordar as vítimas, que eram crianças e adolescentes, na entrada de escolas e aliciadas as mesmas em troca de favores sexuais.
O promotor afirma que o acusado também aliciava as vítimas por meio de presentes e brincadeiras. Além disso, Paulo Iran também tinha o hábito de mostrar conteúdos pornográficos, como vídeos, para as crianças e adolescentes.
O promotor de justiça ressalta a gravidade e as consequências danosas dos crimes praticados e chama atenção para a importância da proteção integral a crianças e adolescentes.
“Em levantamento realizado pela equipe de investigação, há indicação de que a casa em que o acusado se escondeu também era usada como ponto de venda de drogas e apoio para a realização de atividades sexuais ilícitas. Foi levantado ainda que Paulo era visto, cotidianamente, acompanhado de menores nas cercanias desse ponto”, destacou o promotor de Justiça Silas Sereno Lopes, na denúncia. “Em aparelhos celulares apreendidos, foi localizado considerável acervo de fotografias de crianças e adolescentes. Algumas dessas imagens exibem os jovens às margens do Rio Marataoan, em Barras, abraçadas ao réu, sendo possível contabilizar pelo menos 20 crianças e adolescentes diferentes nas imagens, o que indica que a prática criminosa desenvolvida pelo acusado data de diferentes épocas, sendo que, em algumas delas, há imagens de menor apenas em trajes íntimos”, complementou o promotor.
-
Câmara de São João do Piauí assina acordo e vai realizar concurso para controlador
O presidente da Câmara Municipal de São João do Piauí, vereador José Joaquim de Araújo, celebrou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), proposto pelo promotor de Justiça Jorge Luiz da Costa Pessoa. -
Arcebispo de Teresina destaca significado da Sexta-Feira Santa para fiéis
Nessa data tradicional, segundo o clérigo, a igreja lembra do sacrifício do filho de Deus que entregou sua própria vida para salvar a humanidade. -
Prefeitura de Fronteiras lamenta morte de jovens em acidente na BR 230
O acidente aconteceu no povoado Tamboril, quando um grupo de seis amigos seguia de Campos Sales, no Ceará, com destino a São Julião, no Piauí. -
Grande público prestigia espetáculo “A Paixão de Cristo 2025” em Esperantina
O evento aconteceu por volta das 19h30, na Praça Noemi Lages, que ficou completamente lotada com a presença do público esperantinense e visitantes de cidades vizinhas. -
Piauí registra mais de 11 mil novas empresas no primeiro trimestre de 2025
A presidente da Jucepi, Alzenir Porto, comentou sobre a ascensão da modalidade MEI, que se configura como uma forma moderna de emprego, alinhando autonomia e sustentabilidade.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir