Semcaspi lança projeto de empreendedorismo para venezuelanos
De acordo com a Semcaspi, o projeto é voltado para homens e mulheres indígenas, que já trabalham com artesanato, na confecção de colares, roupas e redes.
Nesta terça-feira (18), a Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi) lançou o projeto de educação financeira e empreendedorismo destinado para indígenas venezuelanos que vivem em Teresina.
De acordo com a Semcaspi, o projeto é voltado para homens e mulheres indígenas, que já trabalham com artesanato, na confecção de colares, roupas e redes. A iniciativa conta com a parceria entre a Semcaspi e o Enactus Estácio|CEUT, que é uma ONG sem fins lucrativos e irá desenvolver dentro dos abrigos para migrantes venezuelanos um projeto de educação financeira, tecnológica, e empreendedorismo.
Segundo prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, os indígenas venezuelanos estão sendo acolhidos e a ideia é proporcionar trabalho de maneira respeitosa, fornecendo condições para empreender.
- Foto: Divulgação/Prefeitura de Teresina
Semcaspi lança projeto de empreendedorismo para venezuelanos
“No nosso país tem as normas para ajudar a população que está em situação de vulnerabilidade. Nós estamos acolhendo os venezuelanos da mesma maneira como acolhemos os teresinenses. É um momento de transformação! Este governo é de transformação, ação e atitude. Do lado da Eliana Lago, eu tenho certeza que vai fluir bem este acolhimento dentro do olhar empreendedor ao povo venezuelano”, comentou o prefeito.
A secretária da Semcaspi, Eliana Lago, destaca que o projeto faz parte de um grupo de iniciativas que tem como finalidade capacitar e melhorar as condições de vida dos indígenas venezuelanos que vivem em três abrigos em Teresina.
“Este projeto vai desenvolver atividades, desde capacitação a atividades lúdicas de apoio financeiro. O objetivo é que nós, no decorrer do tempo, consigamos fazer com que os venezuelanos sejam autônomos e tenham suas casas e saiam dos abrigos. No entanto, a Prefeitura de Teresina, na gestão do Dr. Pessoa, se preocupa em ofertar as condições, para que eles consigam estar dentro da nossa sociedade, não com a mendicância, mas que eles possam estar sendo produtivos, contribuindo com o crescimento de Teresina”, pontuou.
Conforme dados da Prefeitura de Teresina referentes ao mês de maio de 2021, a capital possuía nos três abrigos 66 famílias, com um total de 267 pessoas, sendo 105 crianças e 40 adolescentes.
-
Câmara de São João do Piauí assina acordo e vai realizar concurso para controlador
O presidente da Câmara Municipal de São João do Piauí, vereador José Joaquim de Araújo, celebrou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), proposto pelo promotor de Justiça Jorge Luiz da Costa Pessoa. -
Arcebispo de Teresina destaca significado da Sexta-Feira Santa para fiéis
Nessa data tradicional, segundo o clérigo, a igreja lembra do sacrifício do filho de Deus que entregou sua própria vida para salvar a humanidade. -
Prefeitura de Fronteiras lamenta morte de jovens em acidente na BR 230
O acidente aconteceu no povoado Tamboril, quando um grupo de seis amigos seguia de Campos Sales, no Ceará, com destino a São Julião, no Piauí. -
Grande público prestigia espetáculo “A Paixão de Cristo 2025” em Esperantina
O evento aconteceu por volta das 19h30, na Praça Noemi Lages, que ficou completamente lotada com a presença do público esperantinense e visitantes de cidades vizinhas. -
Piauí registra mais de 11 mil novas empresas no primeiro trimestre de 2025
A presidente da Jucepi, Alzenir Porto, comentou sobre a ascensão da modalidade MEI, que se configura como uma forma moderna de emprego, alinhando autonomia e sustentabilidade.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir