Prefeitura de Teresina suspende repasses à ASA e Fazenda da Paz
Sobre a suspensão do pagamento a serviços de assistência social, a prefeitura informou que todos os contratos estão sendo estudados e reavaliados.
Após 26 anos de parceria com a Ação Social Arquidiocesana (ASA), a Prefeitura Municipal de Teresina comunicou a redução de 50% do repasse de recursos para os serviços de assistência social administrados pela ASA.
Segundo a Asa, a parceria é garantida através do decreto: 16.779, de 06 de abril de 2017, que rege as relações de parceria entre o poder público e a sociedade civil.
De acordo com a secretária executiva da ASA, Carla Simone, afirma que o comunicado chegou até a instituição através de um ofício. “Primeiro fomos comunicados verbalmente que seriam cortados 50% dos recursos de todos os serviços. Mas, no dia 03 de fevereiro recebemos um ofício informando que não iriam mais dar prosseguimento ao termo de colaboração de três serviços: o Lar de Misericórdia, o Levanta-te, vem para o meio e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – Jatobá e Vale do Gavião. Ou seja, eles serão cancelados e teremos que aguardar os próximos direcionamentos”, explica.
Ainda segundo a entidade, as parcerias são firmadas entre o Executivo Municipal e organizações da sociedade civil para desenvolvimento de serviços e atividades de interesse público, tendo como princípios da impessoalidade, a descentralização, participação, transparência, controle social e gestão por resultados. Dentro desses princípios, a ASA possuía um termo de colaboração com a Prefeitura para a execução dos serviços de assistência social.
A Fundação Fazenda da Paz, referência na reabilitação de dependentes químicos no Piauí, também informou que teve 100% dos seus recursos cortados.
Outro lado
A Prefeitura de Teresina através da assessoria de comunicação emitiu uma nota sobre o assunto.
Sobre a suspensão do pagamento a serviços de assistência social, a prefeitura de Teresina informa que todos os contratos estão sendo estudados e reavaliados.
Durante auditoria já realizada foram encontradas distorções em alguns contratos entre os valores pagos e os serviços executados, o que gerou a suspensão do mesmo a fim de averiguação.
A prefeitura informa ainda que novas ações sociais serão implantadas pela nova administração, principalmente, aquelas visando o cuidado com moradores de rua e aquelas com objetivo de combater a fome da periferia, sempre atendendo o interesse público.
-
Câmara de São João do Piauí assina acordo e vai realizar concurso para controlador
O presidente da Câmara Municipal de São João do Piauí, vereador José Joaquim de Araújo, celebrou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), proposto pelo promotor de Justiça Jorge Luiz da Costa Pessoa. -
Arcebispo de Teresina destaca significado da Sexta-Feira Santa para fiéis
Nessa data tradicional, segundo o clérigo, a igreja lembra do sacrifício do filho de Deus que entregou sua própria vida para salvar a humanidade. -
Prefeitura de Fronteiras lamenta morte de jovens em acidente na BR 230
O acidente aconteceu no povoado Tamboril, quando um grupo de seis amigos seguia de Campos Sales, no Ceará, com destino a São Julião, no Piauí. -
Grande público prestigia espetáculo “A Paixão de Cristo 2025” em Esperantina
O evento aconteceu por volta das 19h30, na Praça Noemi Lages, que ficou completamente lotada com a presença do público esperantinense e visitantes de cidades vizinhas. -
Piauí registra mais de 11 mil novas empresas no primeiro trimestre de 2025
A presidente da Jucepi, Alzenir Porto, comentou sobre a ascensão da modalidade MEI, que se configura como uma forma moderna de emprego, alinhando autonomia e sustentabilidade.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir