Motoristas e cobradores de ônibus mantêm greve em Teresina
De acordo com a classe, os empresários se recusam a assinar a convenção coletiva. A paralisação já dura 18 dias.
Na manhã desta sexta-feira (26), durante assembleia geral, o Sindicato dos Trabalhadores das Empresas de Transporte Rodoviário (Sintetro) apresentou uma proposta à Prefeitura de Teresina, na qual solicita a intermediação dos diálogos entre a categoria e o Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Teresina (Setut).
Segundo os trabalhadores, a ideia é tentar colocar fim ao impasse que motiva a greve, que já dura 18 dias. De acordo com a classe, os empresários se recusam a assinar a convenção coletiva. Eles dizem que questões relacionadas ao salário e aos benefícios, como plano de saúde e ticket alimentação, já estão pacificadas.
- Foto: Luís Marcos/ Viagora
Ônibus paralisam em forma de protesto
"A categoria decidiu pegar essa minuta da convenção coletiva de trabalho, levar até a Prefeitura, para que a Prefeitura medie junto aos empresários esse conflito que está exposto. A convenção coletiva não onera em nada os empresários, apenas regulamenta a prestação de serviços entre as partes", explicou o secretário de previdência do Sintetro, Francisco Sousa a imprensa.
Ainda de acordo com a categoria, a compensação de horas extras, e também a intenção anunciada pelas empresas de diminuir o número de cobradores, estão entre os pontos que vem causando divergência com empresários.
"A cada rodada de negociação eles apresentam uma proposta pior do que a outra. A gente entende que os empresários não estão querendo negociar com a classe trabalhadora e estão querendo repassar toda responsabilidade para o município", disse.
Segundo o representante, a prefeitura não é responsável por pagar o salário, e quem teria que pagar são as empresas, que só com os ônibus circulando as empresas poderão arrecadar o suficiente para pagar os valores, caso o repasse da prefeitura não cubra. O Sintetro também afirma que os trabalhadores estão dispostos a renegociar os valores do plano de saúde e dos tickets, e que entende que a proposta que a Prefeitura apresentou pode não cobrir 100% dos benefícios.
.
-
Câmara de São João do Piauí assina acordo e vai realizar concurso para controlador
O presidente da Câmara Municipal de São João do Piauí, vereador José Joaquim de Araújo, celebrou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), proposto pelo promotor de Justiça Jorge Luiz da Costa Pessoa. -
Arcebispo de Teresina destaca significado da Sexta-Feira Santa para fiéis
Nessa data tradicional, segundo o clérigo, a igreja lembra do sacrifício do filho de Deus que entregou sua própria vida para salvar a humanidade. -
Prefeitura de Fronteiras lamenta morte de jovens em acidente na BR 230
O acidente aconteceu no povoado Tamboril, quando um grupo de seis amigos seguia de Campos Sales, no Ceará, com destino a São Julião, no Piauí. -
Grande público prestigia espetáculo “A Paixão de Cristo 2025” em Esperantina
O evento aconteceu por volta das 19h30, na Praça Noemi Lages, que ficou completamente lotada com a presença do público esperantinense e visitantes de cidades vizinhas. -
Piauí registra mais de 11 mil novas empresas no primeiro trimestre de 2025
A presidente da Jucepi, Alzenir Porto, comentou sobre a ascensão da modalidade MEI, que se configura como uma forma moderna de emprego, alinhando autonomia e sustentabilidade.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir