Vendedores reclamam da falta de estrutura no Troca-Troca de Teresina
Segundo a SDU-Norte, a prefeitura já desenvolveu um projeto de requalificação do local, mas devido ao período eleitoral não será possível realizar o processo de licitação.
Localizado às margens do rio Parnaíba, na Avenida Maranhão, há mais 30 anos o Troca-troca é um dos mais tradicionais centros de comercialização popular de Teresina, mas com os passar do tempo, e com a falta de reformas, a estrutura da construção, que é patrimônio da cidade, preocupa os vendedores.
No local, cerca de 100 permissionários realizam a venda dos mais variados produtos, desde eletrodomésticos até móveis e consertos em geral. Segundo os eles, a Prefeitura de Teresina paga a energia e a água do estabelecimento, mas semanalmente os vendedores se reúnem e pagam uma taxa para custear os serviços do zelador, do segurança e outros problemas que eventualmente podem surgir, como relata um dos administradores, Fernando Sousa.
“Aqui são cerca de 100 permissionários, eles pagam uma taxa, e através dessa taxa a gente possa pagar o vigia e o zelador, mas entre nós mesmo aqui, nada de fora. Se chagar a faltar uma luz a gente já coloca, o banheiro se quebrar uma caixa a gente já ajeita. A gente se mantém entre nós mesmo”, afirma um dos administradores.
O troca-troca foi fundado em 1985, e além de ser um local de compras, é ponto turístico de Teresina devido a arquitetura da construção. Apesar do valor histórico para cidade, há muito tempo o local não passa por uma reforma e até goteiras já são percebidas pelos permissionários, como comenta Fernando.
“A gente tá precisando aqui que as autoridades apareçam aqui pra poder ajudar nós nessa reforma. O prédio tá em situação precária, há muitas goteiras, e nossos banheiros não estão 100% como deveriam estar. Como a gente tem a necessidade de estar aqui a gente tem que usar da forma que tá”, comenta.
Já o vendedor Valdemar Nunes, que há mais de 40 anos trabalha no local, antes mesmo da construção do Troca-troca, relata que sem uma forma, irá ficar cada vez mais complicado o trabalho dentro do estabelecimento.
“Essa estrutura aqui é porque já tá velha mesmo, você pode ver que já tá com aquelas telhas estouradas. Se não reforma vai ficar difícil de nós trabalhar aqui”, afirma o vendedor.
Além dos problemas na infraestrutura, o permissionário João Magalhães relata que quando chove a água que vem das ruas invade o Troca-troca por ser um local mais baixo, já que não há uma galeria.
“Quando chove entra água por causa da galeria, porque aqui não tem galeria. A água descia de lá, passava aqui dentro e ia lá para o outro lado [caindo no rui]”, afirma.
De acordo com o arquiteto da SDU Centro/Norte, Rômulo Marques, a Prefeitura de Teresina já desenvolveu um projeto de requalificação do Troca-troca, mas devido ao período eleitoral não será possível realizar o processo de licitação. Ele ressalta que a obra é uma das prioridades da SDU e deve ser realizada assim que foi liberado.
“Fizemos o projeto ao longo desse ano, levantamento necessário. Não é qualquer intervenção que deve ser feita naquela área porque além dela ter uma importância social muito grande ela tá sediada em um bem patrimonial que é a feira do Troca-troca. A gente desenvolveu o projeto, já está na fase de orçamento, mas por conta do período eleitoral não vai poder iniciar o processo licitatório agora, mas assim que foi liberado, acredito que é uma licitação prioritária da SDU Centro/Norte. Além de propor a requalificação do edifício em si, a quer dar melhor infraestrutura pros boxes, pros expositores”, afirma o arquiteto do SDU.
-
Câmara de São João do Piauí assina acordo e vai realizar concurso para controlador
O presidente da Câmara Municipal de São João do Piauí, vereador José Joaquim de Araújo, celebrou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), proposto pelo promotor de Justiça Jorge Luiz da Costa Pessoa. -
Arcebispo de Teresina destaca significado da Sexta-Feira Santa para fiéis
Nessa data tradicional, segundo o clérigo, a igreja lembra do sacrifício do filho de Deus que entregou sua própria vida para salvar a humanidade. -
Prefeitura de Fronteiras lamenta morte de jovens em acidente na BR 230
O acidente aconteceu no povoado Tamboril, quando um grupo de seis amigos seguia de Campos Sales, no Ceará, com destino a São Julião, no Piauí. -
Grande público prestigia espetáculo “A Paixão de Cristo 2025” em Esperantina
O evento aconteceu por volta das 19h30, na Praça Noemi Lages, que ficou completamente lotada com a presença do público esperantinense e visitantes de cidades vizinhas. -
Piauí registra mais de 11 mil novas empresas no primeiro trimestre de 2025
A presidente da Jucepi, Alzenir Porto, comentou sobre a ascensão da modalidade MEI, que se configura como uma forma moderna de emprego, alinhando autonomia e sustentabilidade.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir