Fábio Abreu promete IML em Picos e obra não saiu do papel
No último 3 de junho, o deputado esteve em Picos e anunciou a instalação de uma unidade do Instituto Médico Legal (IML) no município. Após 48 dias, a obra ainda não saiu do papel.
No último dia 3 de junho, o deputado federal Fábio Abreu (PL), poucos dias antes de deixar o cargo de secretário estadual de Segurança Pública, esteve na cidade de Picos e anunciou a instalação de uma unidade do Instituto Médico Legal (IML) no município. No entanto, após 48 dias da visita do parlamentar, a unidade do IML de Picos ainda não saiu do papel.
Acompanhado do vereador José Luís de Carvalho (MDB) e de representantes das polícias Civil e Militar, o então secretário Fábio Abreu visitou o antigo prédio do Iapep (hoje Iaspi), em Picos, situado na Rua São Francisco.
- Foto: Luis Marcos/Viagora
Deputado Fábio Abreu.
O imóvel, de propriedade do Governo do Estado, está abandonado há mais de um ano e, segundo o deputado Fábio Abreu, foi repassado para a Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP), para instalação do complexo regional do Instituto Médico Legal (IML).
Fábio Abreu autorizou a reforma do prédio abandonado do Iapep e deu um prazo de 45 dias para inaugurar a unidade do IML de Picos. Hoje (21), completam-se 48 dias desde o anúncio da obra, porém, ela nunca chegou a sair do papel.
O prédio onde seria instalada a unidade do IML na cidade continua da mesma forma, completamente abandonado e sem qualquer sinal de que tenha passado por qualquer reforma ou adaptação para receber o novo órgão. Devido a isso, Picos continua enviando corpos que necessitam de necropsia para Floriano ou Teresina.
Essa não é a primeira vez que o deputado Fábio Abreu promete a instalação do IML em Picos. Em visita a cidade em fevereiro de 2015, antes de assumir o comando da secretaria estadual de Segurança Pública, ele já tinha feito o mesmo. Ele chegou a dizer que os equipamentos para o Instituto Médico Legal de Picos já tinham sido adquiridos e, o local onde estava sendo erguida a sede do Corpo de Bombeiros deveria ser adequado para receber o órgão.
Outro lado
O Viagora entrou em contato com a Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP-PI) para falar sobre o assunto, e o órgão se manifestou através de nota. Confira a nota na íntegra:
A Secretaria de Segurança Pública informa que o prédio do Núcleo Macrorregional de Polícia Técnica Cientifica de Picos passará por uma obra para adaptações com finalidade de melhorar os serviços realizados. Com a pandemia de Covid-19, houve uma atraso no início da obra devido à impossibilidade de atuação da empresa responsável. A cidade de Picos e região tem funcionando plenamente os serviços de Perícia Criminal, Medicina Legal e Odontologia Legal. Por conta da necessidade desta obra de adaptação, atualmente é realizado a perícia criminal nos locais de crimes, o transporte dos cadáveres e a necrópsia é feita em Floriano, retornando a Picos quando concluída.
Picos
Piauí
Fábio Abreu
Instituto Médico Legal - IML
Secretaria Estadual de Segurança Pública - SSP
-
Câmara de São João do Piauí assina acordo e vai realizar concurso para controlador
O presidente da Câmara Municipal de São João do Piauí, vereador José Joaquim de Araújo, celebrou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), proposto pelo promotor de Justiça Jorge Luiz da Costa Pessoa. -
Arcebispo de Teresina destaca significado da Sexta-Feira Santa para fiéis
Nessa data tradicional, segundo o clérigo, a igreja lembra do sacrifício do filho de Deus que entregou sua própria vida para salvar a humanidade. -
Prefeitura de Fronteiras lamenta morte de jovens em acidente na BR 230
O acidente aconteceu no povoado Tamboril, quando um grupo de seis amigos seguia de Campos Sales, no Ceará, com destino a São Julião, no Piauí. -
Grande público prestigia espetáculo “A Paixão de Cristo 2025” em Esperantina
O evento aconteceu por volta das 19h30, na Praça Noemi Lages, que ficou completamente lotada com a presença do público esperantinense e visitantes de cidades vizinhas. -
Piauí registra mais de 11 mil novas empresas no primeiro trimestre de 2025
A presidente da Jucepi, Alzenir Porto, comentou sobre a ascensão da modalidade MEI, que se configura como uma forma moderna de emprego, alinhando autonomia e sustentabilidade.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir