Firmino diz que Teresina teve queda de 85% em mortes por Covid-19
Na avaliação do prefeito Firmino, os números mostram que Teresina está conseguindo evoluir no tratamento da doença.
O prefeito Firmino Filho apresentou nesta quarta-feira (28), os resultados da nova pesquisa sorológica de Teresina, e afirma que a capital teve uma queda de 85% no número de mortes desde o pico da doença na cidade, nos meses de junho e julho.
Na avaliação do prefeito Firmino, os números mostram que Teresina está conseguindo evoluir no tratamento da doença, e que além da queda no número de mortes há também redução no número de atendimentos.
- Foto: Lucas Dias/GP1Prefeito Firmino Filho
“Ao longo do tempo já tivemos 1099 óbitos e você tem a distribuição dos óbitos. Ficaram em um platô alto em junho e julho. Depois fica claro a queda e se a gente comparar a média da semana passada com o pico houve uma queda de 85%. [...] A queda é muito maior do que a quantidade de consulta e de pessoas que tiveram a situação agravada. A queda de óbitos tem sido muito maior que a queda da doença, isso indica que o tratamento da doença evoluiu na cidade. Reduziu bastante a mortalidade”, comentou o prefeito.
Durante a transmissão ao vivo, o prefeito destacou que atualmente a capital está em uma situação estável, apesar de registrar um aumento de 6% no número de casos. Porém em comparação com o período de pico da Covid-19 na capital, houve uma queda de 60% nos atendimentos.
“A queda não se dá de forma uniforme, ela tem altos e baixos e vem caindo e parece que está estabilizada em um patamar melhor, mas com uma leve tendência à queda. Se a gente comparar com 15 dias atrás, há um crescimento de 6% e um aumento de menos de 15% é considerado estável e a tendência é de queda [...] Quando a gente compara a média que temos hoje em relação ao pico, temos 60% menos de atendimentos”, relata o prefeito.
Em relação aos leitos de UTI, Firmino disse que a cidade está com 56% dos leitos ocupados, e que diante disse se debate a possibilidade de fechamento dos leitos para a Covid-19.
-
Anvisa registra nova vacina recombinante Zalika contra a Covid-19
O imunizante poderá ser usado em pessoas a partir de 12 anos de idade, e será administrado em duas doses, com intervalo de 21 dias, e reforço após 6 meses, para maiores de 18 anos de idade. -
Sesapi orienta população sobre protocolos sanitários contra Covid-19
A Secretaria de Saúde do Estado (Sesapi) informou que será solicitado ao Sindicato dos Lojistas orientações para que os estabelecimentos comerciais forneçam álcool em gel para a higienização das mãos. -
FMS investiga três casos de morte por Covid-19 na cidade de Teresina
De acordo com a FMS, nas últimas três semanas, 110 casos foram confirmados através de teste rápido de antígeno da Covid-19. -
Teresina registra nova morte por Covid-19, aponta FMS
Segundo a Fundação Municipal de Saúde, o óbito foi registrado no painel situacional da Covid-19 e outras infecções respiratórias e a vítima seria um residente de Barras que morreu na capital. -
Pessoas acima de 40 anos poderão receber vacina bivalente em Teresina
De acordo com a Fundação Municipal de Saúde (FMS), o público de 40 anos ou mais se imuniza contra a variante da covid-19, Ômicron, a partir desta segunda-feira (15).
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir