Mil brasileiros em Israel e Palestina querem voltar ao Brasil
Entre os cidadãos brasileiros que se encontram nos territórios atingidos pelos ataques ocorridos no final de semana, estão três desaparecidos e um ferido
Desde o último sábado (7), quando o grupo extremista Hamas bombardeou Israel com mísseis vindo de Gaza, a Embaixada brasileira em Tel Aviv já registrou cerca de 1 mil brasileiros hospedados na cidade e na capital israelense, Jerusalém, que buscam retornar ao Brasil. De acordo com o Ministério das Relações Exteriores (MRE), a maioria dos interessados é formada por turistas que se encontram no país.
Aqueles cidadãos brasileiros que têm interesse em voltar ao país preencheram um formulário online, disponibilizado através do site da embaixada. O órgão afirma que o preenchimento do formulário não garante direito à repatriação e a inclusão na lista de passageiros será informada posteriormente.
Segundo o Itamaraty, as autoridades seguem acompanhando a realidade dos turistas, assim como das comunidades brasileiras localizadas na região afetada pelo ataque. É estimado que 14 mil brasileiros tenham residência em Israel e outros 6 mil na Palestina, sendo a grande maioria fora da área atingida pelos bombardeios.
Seis aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) foram reservadas pelo Governo Federal para realizar a repatriação dos interessados. Um avião decolou nesse domingo (8), com destino a Roma, capital da Itália, com o objetivo de deslocar os brasileiros que tentam sair da Palestina ou de Israel, em razão da declaração de guerra causada pelo ataque desse final de semana.
Desde então, três brasileiros desaparecidos e um ferido foram identificados após o fim do primeiro bombardeio, sendo todos eles binacionais. Os quatro participavam de um festival de música que acontecia no distrito sul de Israel, a menos de 20 quilômetros da Faixa de Gaza, território controlado pelo Hamas. O cidadão brasileiro que foi ferido durante os ataques recebeu alta do hospital nesse domingo (8) e passa bem.
Repatriação
Em comunicado emitido através de seu site, a Embaixada do Brasil em Tel Aviv disponibilizou um formulário para a inscrição de brasileiros que estejam interessados nos eventuais voos de repatriação. O órgão informa que transmitirá instruções para o deslocamento ao aeroporto de Ben-Gurion, maior aeroporto internacional de Israel, à medida que as viagens forem confirmadas.
De acordo com o Governo Federal, uma estrutura foi montada no Itamaraty, visando o acompanhamento da situação dos brasileiros que estão na região afetada pelo conflito. Permanecem em funcionamento os plantões consulares da Embaixada em Tel Aviv, disponível no número +972 (54) 803 5858, e do Escritório de Representação em Ramala, no contato +972 (59) 205 5510, ambos possuindo WhatsApp, para o atendimento de cidadãos em situação de emergência. Já o plantão consular geral do Itamaraty pode ser contatado por meio do telefone +55 (61) 98260-0610.
Com informações da Agência Brasil.
Ataque
Ministério das Relações Exteriores
Força Aérea Brasileira
Governo Federal
-
Ciro Nogueira apresenta projeto de lei para reforçar segurança em compras online
O senador destacou que a iniciativa é uma resposta à necessidade urgente de proteger consumidores diante do aumento de golpes digitais. -
Cantor Agnaldo Rayol morre aos 86 anos em São Paulo
A causa da morte teria sido uma queda em seu apartamento. -
As vésperas do Enem 2024 candidatos conferem locais de prova
O Inep recomenda que os candidatos levem o cartão de confirmação impresso nos dois dias de exame, embora isso não seja uma exigência para a participação. -
Mais de 40 apostas realizadas no Piauí acertam a quadra na Mega-Sena
De acordo com a Caixa Econômica Federal, os números sorteados foram: 29 - 32 - 40 - 42 - 49 - 58. -
Segundo turno das eleições municipais de 2024 acontece neste domingo
Ao todo, mais de 33 milhões de eleitoras e eleitores estão aptos a votar em 51 municípios
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir