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IPCA apresenta elevação de 5,9% em 2022, aponta IBGE

De acordo com o IBGE, o percentual cresceu após o crescimento de 0,52% registrado no mês de dezembro.

Nesta sexta-feira (23), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) apresentou crescimento de 0,52% em dezembro, assim fechando o ano de 2022 com elevação 5,9%.

De acordo com o IBGE, o percentual registrado neste ano é inferior ao de 2021, quando chegou aos 10,42%. No último mês do ano passado, o Índice tinha sido de 0,78%.

Conforme o Instituto, dos nove grupos de produtos e serviços escolhidos para a pesquisa, sete apresentaram avanço em dezembro. O levantamento apontou que os maiores impactos no mês partiram dos Transportes, com 0,85%, e de Alimentação e bebidas, com 0,69%. No entanto, o item de Vestuário apresentou a maior variação, com 1,16%. O percentual provocou a maior alta acumulada entre os grupos no fechamento do ano, fechando em 18,39%.

Ainda segundo o levantamento, o item Saúde e cuidados pessoais registrou alta de 0,4%, o grupo Habilitação fechou o mês de dezembro com 0,40% e o de Despesas pessoais com crescimento de 0,39%. Já os Artigos de residências registraram queda de 0,46%.

O grupo dos Transportes teve alta de 0,49% para 0,85% entre os meses de novembro e dezembro, causada principalmente pelo reajuste das passagens aéreas, que ficaram em 0,47%. Os combustíveis cresceram 1,79% e seguiram em alta neste ano.

A gasolina registrou o maior impacto individual, com aumento de 1,52%. A maior variação entre os combustíveis ficou com o etanol, que registrou o percentual de 5,44%, e o Óleo Diesel e gás veicular apresentaram queda de -1,05% e -1,33%, respectivamente.

Alimentação

O IBGE registrou na pesquisa que o indicador mostrou que o grupo Alimentação e bebidas atingiu o primeiro lugar na lista dos maiores impactos de 2022, atingindo 11,96%. O valor dos alimentos para consumo à domicílio avançaram 0,78 entre novembro e dezembro. O crescimento se deu por conta do aumento dos preços da cebola, com 26,18%, e do tomate, com 19,73%. Nos últimos três meses deste ano as variações dos insumos citados acima foram de 52,74% e 49,84%, respectivamente.

Vestuário

Já o grupo Vestuário teve avanço de 1,16%, com as roupas femininas registrando alta de 1,54%, masculinas com 1,47%. O IBGE destacou que o item cresceu durante todo o ano. “O grupo teve alta em todos os meses de 2022, sendo a maior delas em abril (1,97%) e a menor em agosto (0,76%), e foi responsável pelo terceiro maior impacto no ano (0,78 p.p.), apontou o IBGE.

Produtos para unha apresentaram recuo de -5,05%, dos perfumes -1,54%, e dos produtos para pele queda de -1,39%. Já o item de plano de saúde continua em alta de 1,21%.

Regiões

A pesquisa do IBGE informou que todas as regiões tiveram aumento em dezembro, sendo influenciados pelas altas da gasolina, com 2,74%, da energia elétrica, com 4,13% e do tomate 33,75%. Goiânia registrou a maior variação, com 0,89% e Salvador a menor, com 0,36%.

Com informações da Agência Brasil.

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