STF arquiva inquérito sobre documento apreendido no gabinete de Ciro
A Polícia Federal encontrou no gabinete do senador um documento com o nome do Presidente Michel Temer. Edson Fachin considera que não há detalhes para dar prosseguimento à investigação.
O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), arquivou uma investigação sobre um manuscrito encontrado no gabinete do senador Ciro Nogueira (Progressistas), que citava o presidente Michel Temer. O local foi alvo de buscas e apreensões no mês de abril. Fachin Fachin acolheu pedido da procuradora-geral da República, Raquel Dodge.
- Foto: Ascom/STFMinistro Edson Fachin
Ciro Nogueira é investigado por suposto envolvimento na compra de silêncio de uma testemunha, seu ex-assessor José Expedito Almeida. Segundo o G1, no documento encontrado pela PF estava escrito: “Fundo 1.000 Imp 200 RT 200 2 Temer 300 300”.
- Foto: ViagoraSenador Ciro Nogueira (PP-PI)
Na decisão sobre o arquivamento, não há detalhes sobre o que os números 300 300, escritos após o nome Temer, significariam. A decisão de Fachin informa somente que não há provas suficientes para dar continuidade ao processo.
No despacho, o ministro disse que o procedimento adotado por ele segue a jurisprudência do STF para casos desse tipo em que a PGR pede o arquivamento.
"À exceção das hipóteses em que a Procuradora-Geral da República formula pedido de arquivamento de inquérito sob o fundamento da atipicidade da conduta ou da extinção da punibilidade, é pacífico o entendimento jurisprudencial desta Corte considerando obrigatório o deferimento do pedido, independentemente da análise das razões invocadas", afirmou o ministro na decisão.
Fachin destacou que, se novas provas surgirem, nada impede que a investigação seja retomada. “Ressalto, todavia, que o arquivamento deferido com fulcro na ausência de provas suficientes não impede o prosseguimento das investigações caso futuramente surjam novas evidências", escreveu.
-
Ciro Nogueira apresenta projeto de lei para reforçar segurança em compras online
O senador destacou que a iniciativa é uma resposta à necessidade urgente de proteger consumidores diante do aumento de golpes digitais. -
Cantor Agnaldo Rayol morre aos 86 anos em São Paulo
A causa da morte teria sido uma queda em seu apartamento. -
As vésperas do Enem 2024 candidatos conferem locais de prova
O Inep recomenda que os candidatos levem o cartão de confirmação impresso nos dois dias de exame, embora isso não seja uma exigência para a participação. -
Mais de 40 apostas realizadas no Piauí acertam a quadra na Mega-Sena
De acordo com a Caixa Econômica Federal, os números sorteados foram: 29 - 32 - 40 - 42 - 49 - 58. -
Segundo turno das eleições municipais de 2024 acontece neste domingo
Ao todo, mais de 33 milhões de eleitoras e eleitores estão aptos a votar em 51 municípios
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir