Projeto de lei concede desconto de até 95% de ICMS no Piauí
A proposta foi lida na sessão plenária da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi). nessa segunda-feira (29).
Nessa segunda-feira (29), os deputados apreciaram o Projeto de Lei encaminhado pelo Governo do Estado que institui o programa de anistia de débitos fiscais relativos ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) e ao antigo ICM. A proposta foi lida na sessão plenária da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi).
De acordo com o projeto, com a adesão do programa, os descontos podem chegar a 95% dos juros e das multas punitivas e moratórias, se recolhido à vista até 31 de maio de 2024; de 80% dos juros e das multas punitivas e moratórias, pagas em até 24 parcelas mensais, iguais e sucessivas; 60% dos juros e das multas punitivas e moratórias, com pagamento em até 48 parcelas mensais, iguais e sucessivas.

Além disso, os valores resultantes de infrações relacionadas a fatos geradores do ICMS podem ser incluídos na consolidação, se tiverem acontecido até 30 de junho de 2023.
Ainda conforme o PL, o débito fiscal será realizado na data do pedido da adesão no programa, com todos os acréscimos legais vencidos previstos na legislação tributária à época dos respectivos fatos que geraram a obrigação tributária.
“Os débitos quitados com os benefícios previstos nesta lei, os honorários advocatícios decorrentes da cobrança da dívida ativa tributária serão reduzidos na proporção da redução do crédito tributário total”, diz em trecho do PL.
Se os deputados aprovarem o PL, o ingresso no programa será por opção do contribuinte e poderá ser formalizado até 31 de maio deste ano, com homologação no momento do pagamento da parcela única ou da primeira parcela.
Assembleia Legislativa do Estado do Piauí - Alepi
Franzé Silva
-
Convocação de suplente da Tatiana Medeiros só ocorre após 60 dias, diz procurador
O procurador-geral da Câmara, Dr. Pedro Rycardo Couto da Silva, explicou que a situação da vereadora está sendo acompanhada pelo Poder Judiciário. -
Julgar por presunção é perigoso, diz Pedro Alcântara sobre Tatiana Medeiros
O vereador comentou sobre a prisão de Tatiana Medeiros pela Polícia Federal nesta quinta-feira (03) e seu afastamento de Câmara Municipal. -
Prisão da vereadora Tatiana Medeiros foi arbitrária, diz advogado de defesa
O advogado Edson Araújo se pronunciou sobre a prisão da vereadora Tatiana Medeiros no âmbito da segunda fase da Operação Escudo Eleitoral da Polícia Federal. -
Justiça afasta vereadora Tatiana Medeiros da Câmara de Teresina após operação da PF
A decisão do 1º juízo de Garantias da Justiça Eleitoral do Piauí foi determinada após indícios de que a campanha da vereadora teria sido custeada com recursos ilícitos advindos de facção. -
Estou sofrendo perseguição política, declara Tatiana Medeiros sobre PSB
A parlamentar comentou sobre a decisão do seu partido em afastá-la da secretaria-geral da comissão executiva da sigla.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir