Lei garante vagas de emprego para mulheres vítimas de violência no Piauí
A legislação, de autoria do deputado Hélio Isaías (PT), foi sancionada pelo governador Rafael Fonteles nessa quarta-feira (21).
Nessa quarta-feira (21), o governador do Piauí, Rafael Fonteles, sancionou a Lei Nº 8.313, que dispõe sobre a reserva de vagas de empregos para mulheres vítimas de violência doméstica e familiar nas empresas prestadoras de serviços ao estado. A legislação foi publicada no Diário Oficial do Estado, na edição Suplementar.
De acordo com o art 2º, ficam reservadas 5% das vagas de emprego dos prestadores de serviços ao estado do Piauí para as mulheres vítimas de violência doméstica e familiar.
Consta na lei que as empresas deverão preservar a intimidade e o direito à privacidade das funcionárias contratadas, nos termos da Lei, para evitar constrangimentos e discriminações no ambiente de trabalho.
Além disso, a vítima deve comprovar a condição de violência doméstica mediante apresentação de cópia de registro de ocorrência policial ou certidão da ação judicial com ou sem a concessão de medida protetiva, no âmbito da Lei Maria da Penha.
“Mulheres em situação de violência que correm risco de morte, acolhidas em abrigo da rede pública municipal, estadual ou federal que se enquadrem nos critérios da presente Lei, deverão ter assegurados o seu direito ao sigilo relativos aos dados pessoais e endereço, para preservação da sua vida e dos seus filhos”, diz em trecho da Lei.
A legislação, de autoria do deputado Hélio Isaías (PT), ainda orienta que o conteúdo deve ser afixado em local visível no interior das Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher e demais locais que atuam no atendimento à mulher vítima de violência doméstica.
Rafael Fonteles
Violência doméstica
-
Marden Menezes quer audiência sobre proibição de uso de celular nas escolas do Piauí
O parlamentar convidou para participar da discussão o Conselho Estadual de Psicologia, Secretaria Estadual de Educação, Conselho Estadual de Educação, entre outros. -
Servidores do hospital de Paulistana cobram do prefeito pagamento de salários atrasado
De acordo com os servidores, os pagamentos já estão há pelo menos dois meses atrasados e a situação tem afetado mais de 50 funcionários. -
Não houve diálogo com Enzo sobre presidência da Câmara de Teresina, diz Petrus Evelyn
Petrus explicou que não vê espaço para o diálogo, tendo em vista que Enzo nunca atendeu sua demanda em relação à lista atualizada de todos os comissionados na Casa. -
Severo Eulálio diz que discussões sobre eleições de 2026 foram antecipadas
O deputado afirmou que ainda há muito tempo para iniciar os debates sobre o próximo pleito e destacou que o foco do momento é o trabalho em prol do estado. -
Juiz condena ex-prefeito de Capitão Gervásio Oliveira a devolver R$ 457 mil
O ex-prefeito Antônio Coelho também foi condenado à suspensão dos direitos políticos pelo prazo de cinco anos.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir