Proaja é aprovado como política de erradicação do analfabetismo
O Projeto de Lei Ordinária 51/22, de autoria do Poder Executivo, foi aprovado pelas Comissões de Constituição e Justiça e de Administração Pública e Política Econômica nesta terça-feira (22).
Nesta terça-feira (22), o Projeto de Lei Ordinária 51/22, de autoria do Poder Executivo, foi aprovado pelas Comissões de Constituição e Justiça e de Administração Pública e Política Econômica da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi). A medida altera a Lei 7497/21 tornando o Proaja (Programa Estadual de Alfabetização de Jovens e Adultos do Piauí) como política pública permanente até a erradicação do analfabetismo no Estado.
A reunião foi presidida pelo deputado estadual do PT, Francisco Limma, que se mostrou favorável ao PLO. O parlamentar destacou durante sua fala que 183 mil alunos são beneficiados pelo Proaja e estão matrículas em 203 municípios.
Um maior rigor foi cobrado pelo deputado Warton Lacerda (PT) em relação ao credenciamento das empresas que executam o programa. O parlamentar afirmou que pelo menos três que atualmente operam no Proaja possuem condições de alfabetizar os alunos. Em resposta Francisco Limma pontuo que por meio do Projeto de Lei aprovado haverá maior firmeza no controle das empresas.
O Proaja é desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc) e já foi alvo de investigação do Ministério Público Federal, que pediu a suspensão financeira do programa de alfabetização diante de supostas pessoas falecidas e servidores que estariam matriculados no Proaja.
Assembleia Legislativa do Estado do Piauí - Alepi
Governo do Piauí
Ministério Público Federal - MPF
-
Juiz condena ex-prefeito de Capitão Gervásio Oliveira a devolver R$ 457 mil
O ex-prefeito Antônio Coelho também foi condenado à suspensão dos direitos políticos pelo prazo de cinco anos. -
Promotor investiga contratos de R$ 32 milhões sem licitação da Semec de Teresina
A Secretaria Municipal de Educação informou, através da assessoria de comunicação, que não foi notificada e a Assessoria Jurídica esclareceu que a Semec não tem contratação direta/ emergencial. -
Ciro Nogueira celebra aprovação de projeto que viabiliza recursos para o Piauí
De acordo com o senador, além de possibilitar que emendas sejam direcionadas a municípios com pagamentos suspensos, a nova medida proporciona maior transparência -
Rafael Fonteles apresentará pactos colaborativos para os prefeitos eleitos
O governador vai apresentar aos prefeitos eleitos, a carteira de programas e projetos disponibilizados pelo Governo do Estado -
Enzo diz que convidou equipe de Sílvio para discutir sobre Orçamento de Teresina
O presidente da Câmara de Teresina afirmou que esta participação é importante para elaborar uma peça orçamentária que contemple as prioridades da futura administração.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir