Candidatos ao 2º turno não podem ser presos a partir deste sábado
A outra exceção é se pesar condenação por crime inafiançável, caso no qual a polícia poderá cumprir a ordem de prisão determinada pela Justiça.
A Justiça Eleitoral, divulgou que a partir deste sábado (15), e até 48 horas após o pleito, marcado para o dia 30 de outubro, que nenhum dos candidatos que estejam disputando o segundo turno das eleições, poderá ser preso, a não ser que seja pego em flagrante delito.
De acordo com a Justila Eleitoral, a outra exceção é se pesar condenação por crime inafiançável, caso no qual a polícia poderá cumprir a ordem de prisão determinada pela Justiça. Quem descumprir o salvo-conduto dos candidatos também poderá ser preso. A regra que veda a prisão de candidatos nos 15 dias antes das eleições vale também para fiscais eleito, mesários e delegados de partidos. A norma também se aplica a eleitores, mas em intervalo menor, de cinco dias antes até 48h após o pelito.
Dispositivo
Segundo o Artigo 236 do Código Eleitoral (Lei 4.737/1965), a lógica do dispositivo herdado de normas eleitorais mais antigas, é impedir que alguma autoridade utilize o seu poder de prisão para interferir no resultado das eleições.
Ainda segundo a norma e as exceções que constam no Artigo, caso haja prisão de algum candidato hoje, a previsão é que o detido seja levado à presença de um juiz para que seja verificada a legalidade do ato. Se for constatada alguma ilegalidade, o responsável pela prisão pode ser responsabilizado. A pena prevista é de 4 anos de reclusão.
Com informações Agência Brasil.
Tribunal de Justiça do Piauí - TJ-PI
Superior Tribunal de Justiça - STJ
Jair Bolsonaro
Luiz Inácio Lula da Silva
-
TRE-PI vai julgar pedido de liberdade da vereadora Tatiana Medeiros na segunda
A parlamentar está afastada da Câmara de Teresina desde quinta-feira (03), após ser presa preventivamente pela Polícia Federal na segunda fase da Operação Escudo Eleitoral em sua residência. -
Programa Fomento Rural libera recursos para agricultores de Novo Santo Antônio
A vereadora Vitória (MDB) participou do lançamento da iniciativa e comemorou a destinação dos recursos provenientes do Governo Federal, com execução da Sada-PI. -
Criminoso morre em confronto com policiais durante operação no Piauí e Maranhão
O alvo da ação seria mandante de 14 execuções nos últimos dois anos, em retaliação à morte de seu pai. -
Assembleia Legislativa do Piauí celebra 40 anos do Palácio Petrônio Portella
A solenidade ocorreu na manhã desta quarta-feira (9), e faz parte das comemorações dos 190 anos do Legislativo piauiense. -
TCE manda prefeito de Bocaina suspender licitação com sobrepreço de R$ 362 mil
O prefeito de Bocaina, Guilherme Macêdo, informou que já foi notificado pelo Tribunal de Contas sobre a decisão e vai manter a suspensão do pregão eletrônico.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir