Viagora

Assembleia Legislativa do Piauí celebra 40 anos do Palácio Petrônio Portella

A solenidade ocorreu na manhã desta quarta-feira (9), e faz parte das comemorações dos 190 anos do Legislativo piauiense.

A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) realizou, na manhã desta quarta-feira (9), uma sessão especial em homenagem aos 40 anos do Palácio Petrônio Portella, sede do Poder Legislativo Estadual. A solenidade faz parte das comemorações dos 190 anos do Legislativo piauiense e foi proposta pelo presidente da Casa, deputado Severo Eulálio.

A história da Alepi teve início no município de Oeiras, funcionando até 1852, quando foi transferida para o Palácio Anísio de Abreu, em Teresina. Em 1984, o novo prédio foi inaugurado na zona leste da capital. Construído em 240 dias, o Palácio Petrônio Portella tem mais de 10 mil metros quadrados de área e envolveu o trabalho de 1.200 operários.

Foto: Gabriely Corrêa/ ViagoraCelebração dos 40 anos do Palácio Petrônio Portella
Celebração dos 40 anos do Palácio Petrônio Portella

Durante uma coletiva de imprensa, Severo Eulálio destacou a relevância da sede não apenas como estrutura física, mas como símbolo de democracia e representatividade. “É um prédio histórico, com arquitetura brutalista, que representa os grandes debates, os grandes projetos de lei e a nossa Constituição vigente, que até hoje foi aqui votada. É um prédio que representa muito o povo piauiense”, afirmou o parlamentar.

Presente na solenidade, o ex-governador Hugo Napoleão, responsável pela construção do prédio em seu primeiro mandato, comemorou o marco. “Estou muito satisfeito e contente, porque eu fui construtor da Assembleia Legislativa. Ela vem exatamente em função de uma denominação do maior político que o Brasil já ofereceu na república, Petrônio Portella”, declarou.

Foto: Gabriely Corrêa/ ViagoraEx-governador Hugo Napoleão
Ex-governador Hugo Napoleão

O deputado Wilson Brandão também reforçou a importância do espaço como ponte entre o povo e o parlamento. “A história dessa sede não é apenas a comemoração do espaço físico, é uma comemoração também do trabalho parlamentar e a força democracia consolidada exatamente por este parlamento”, disse.

Como parte das comemorações, também foi inaugurada uma exposição do arquiteto e curador Paulo Vasconcelos, que apresenta a trajetória histórica e arquitetônica da sede do Legislativo.

Foto: Gabriely Corrêa/ ViagoraExposição do arquiteto e curador Paulo Vasconcelos
Exposição do arquiteto e curador Paulo Vasconcelos

A mostra celebra os 40 anos do Palácio Petrônio Portella e os 190 anos da Assembleia Legislativa do Piauí, com fotos, registros e detalhes sobre o projeto e a construção do edifício.

Facebook
Veja também