Defesa Civil monitora barragem e orienta prefeitos no Piauí
Com o aumento das chuvas e do volume das águas da Barragem de Boa Esperança, no município de Guadalupe, a secretaria de Defesa Civil do Estado promoveu medidas preventivas para atenuar a situação.
Com o aumento das chuvas e do volume das águas da Barragem de Boa Esperança, no município de Guadalupe, a secretária de Defesa Civil do Estado, Norma Sueli Nogueira promoveu uma reunião junto a equipe técnica da pasta nesse sábado (14), com o objetivo de debater medidas preventivas para a situação.
De acordo com a Defesa Civil, as equipes já estão monitorando o volume do reservatório e vão prover orientações aos prefeitos de municípios à margem do Rio Parnaíba, bem como as comunidades ribeirinhas. Participaram da reunião o geógrafo Werton Costa e o engenheiro Francisco Carvalho, da assessoria técnica da pasta.
Segundo informado pela Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) nessa sexta-feira (13), a vazão da água da barragem elevará para 600 metros cúbicos por segundo. A vazão normal da barragem é de aproximadamente 350 metros cúbicos por segundo, contudo, nos meses de janeiro e fevereiro tendem a aumentar devido o maior volume de chuvas concentrado na região sul do Estado e no Maranhão
A secretária de Defesa Civil, Norma Sueli, afirmou ainda que o nível do Rio Parnaíba deve subir nas cidades de Floriano, Teresina e Luzilândia, por conta do aumento da vazão. Desta forma, a gestora da pasta destacou que é fundamental planejar ações de prevenção a possíveis ocorrências.
“Estamos estabelecendo ações preventivas no sentido de minimizar as possíveis ocorrências com aumento da vazão da Barragem de Boa Esperança e também das chuvas”, disse ela.
De acordo com Norma Sueli, equipes deverão visitar às áreas ribeirinhas, além de realizar reuniões com prefeitos e representantes da Defesa Civil dos municípios. “Estamos fazendo também o alinhamento com o Corpo de Bombeiros, que atua tanto na parte preventiva, como em casos emergenciais”, explicou Norma Sueli.
O geógrafo Werton Costa afirma que as variações já estão sendo acompanhadas e explica que o nível da vazão da barragem é baseado na previsão de aumento do volume de chuvas.
“Nós já conhecemos as variações de vazão do Rio Parnaíba na barragem, conhecemos o regime pluviométrico e o comportamento das chuvas. Estabelecemos o contato com os municípios para dar as devidas orientações para uma ação preventiva e emergencial”, explicou.
Por fim, o especialista informou que no mês de janeiro o procedimento de liberação das águas da barragem é rotineiro, por conta do volume das chuvas que aumenta na região.
Secretaria de Estado da Defesa Civil
Governo do Piauí
-
Bairro Angelim é o mais populoso de Teresina com 43 mil habitantes, diz IBGE
Segundo informações do IBGE, o bairro concentra 5% do total da população de Teresina. -
Rafael Fonteles reúne mais de 200 prefeitos e discute sobre parcerias
O encontro teve como objetivo fortalecer a colaboração entre o governo estadual e as administrações municipais, com foco na implementação de políticas públicas eficientes para o estado. -
TJ do Piauí e Justiça Federal assinam Acordo de Cooperação Técnica
De acordo com o Tribunal de Justiça do Piauí, o acordo visa a contratação de uma equipe multidisciplinar destinada ao Núcleo de Práticas Restaurativas (NPR) da Seção Judiciária do Piauí em Teresina. -
Quadrinho retrata história da primeira advogada do Brasil Esperança Garcia
A HQ A Voz de Esperança Garcia conta a história da mulher escravizada que se destacou pela luta contra o racismo e por direitos humano. -
Magistrados do TJ-PI visitam a Casa da Mulher Brasileira de Teresina
A visita foi realizada na ultima quinta-feira (14), pela juíza Carla Lucena e o juiz João de Castro, do I Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher da Capital.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir