Defesa Civil monitora barragem e orienta prefeitos no Piauí
Com o aumento das chuvas e do volume das águas da Barragem de Boa Esperança, no município de Guadalupe, a secretaria de Defesa Civil do Estado promoveu medidas preventivas para atenuar a situação.
Com o aumento das chuvas e do volume das águas da Barragem de Boa Esperança, no município de Guadalupe, a secretária de Defesa Civil do Estado, Norma Sueli Nogueira promoveu uma reunião junto a equipe técnica da pasta nesse sábado (14), com o objetivo de debater medidas preventivas para a situação.
De acordo com a Defesa Civil, as equipes já estão monitorando o volume do reservatório e vão prover orientações aos prefeitos de municípios à margem do Rio Parnaíba, bem como as comunidades ribeirinhas. Participaram da reunião o geógrafo Werton Costa e o engenheiro Francisco Carvalho, da assessoria técnica da pasta.

Segundo informado pela Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) nessa sexta-feira (13), a vazão da água da barragem elevará para 600 metros cúbicos por segundo. A vazão normal da barragem é de aproximadamente 350 metros cúbicos por segundo, contudo, nos meses de janeiro e fevereiro tendem a aumentar devido o maior volume de chuvas concentrado na região sul do Estado e no Maranhão
A secretária de Defesa Civil, Norma Sueli, afirmou ainda que o nível do Rio Parnaíba deve subir nas cidades de Floriano, Teresina e Luzilândia, por conta do aumento da vazão. Desta forma, a gestora da pasta destacou que é fundamental planejar ações de prevenção a possíveis ocorrências.
“Estamos estabelecendo ações preventivas no sentido de minimizar as possíveis ocorrências com aumento da vazão da Barragem de Boa Esperança e também das chuvas”, disse ela.
De acordo com Norma Sueli, equipes deverão visitar às áreas ribeirinhas, além de realizar reuniões com prefeitos e representantes da Defesa Civil dos municípios. “Estamos fazendo também o alinhamento com o Corpo de Bombeiros, que atua tanto na parte preventiva, como em casos emergenciais”, explicou Norma Sueli.
O geógrafo Werton Costa afirma que as variações já estão sendo acompanhadas e explica que o nível da vazão da barragem é baseado na previsão de aumento do volume de chuvas.
“Nós já conhecemos as variações de vazão do Rio Parnaíba na barragem, conhecemos o regime pluviométrico e o comportamento das chuvas. Estabelecemos o contato com os municípios para dar as devidas orientações para uma ação preventiva e emergencial”, explicou.
Por fim, o especialista informou que no mês de janeiro o procedimento de liberação das águas da barragem é rotineiro, por conta do volume das chuvas que aumenta na região.
Secretaria de Estado da Defesa Civil
Governo do Piauí
-
Grande público prestigia espetáculo “A Paixão de Cristo 2025” em Esperantina
O evento aconteceu por volta das 19h30, na Praça Noemi Lages, que ficou completamente lotada com a presença do público esperantinense e visitantes de cidades vizinhas. -
Piauí registra mais de 11 mil novas empresas no primeiro trimestre de 2025
A presidente da Jucepi, Alzenir Porto, comentou sobre a ascensão da modalidade MEI, que se configura como uma forma moderna de emprego, alinhando autonomia e sustentabilidade. -
Moradora do Povoado Alegria denuncia falta de energia há mais de 7 horas
Conforme a denunciante, a falta de energia foi registrada por volta das 08h e tem prejudicado os moradores devido aos alimentos armazenados na geladeira e risco de causar danos aos demais eletrônicos. -
Silvio visita obras de Teresina e anuncia conclusão da extensão da Via Sul
O chefe do executivo municipal detalhou os pontos e a situação das obras. -
Procuradoria do Trabalho investiga organização social Caminho de Damasco em Picos
A Sociedade Brasileira Caminho de Damasco informou que foi notificada, mas não teve acesso ao processo e que vai se manifestar quando estiver munida de todas as informações necessárias.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir