Regina Sousa debate sobre trabalhos para ex-detentos no Piauí
A governadora do Piauí se reuniu com o representante do Ministério Público do Trabalho (MPT-PI), procurador do Trabalho Carlos Henrique Pereira Leite nesta quinta-feira (22).
A governadora do Piauí, Regina Sousa, se reuniu nesta quinta-feira (22), com representante do Ministério Público do Trabalho (MPT-PI) em audiência para debater sobre ressocialização de egressos do sistema prisional por meio do trabalho. O procurador do Trabalho Carlos Henrique Pereira Leite e a coordenadora estadual do Programa Fazendo Justiça (CNJ/PNUD) Mariana Moura, estiveram presentes na reunião.
Na reunião os representantes e a governadora discutiram sobre mecanismos que possam contribuir com a oferta de vagas no mercado de trabalho para egressos do sistema prisional.

A gestora do Estado afirmou que é fundamental trabalhar na humanização dos presídios. Regina Sousa explicou ainda que o Governo já criou um grupo de trabalho que visa debater sobre políticas públicas destinadas a população carcerária e garantiu que vai incluir o MPT-PI neste núcleo.
“A gente sabe da problemática envolvendo os presídios e temos interesse em trabalhar ações voltadas para humanizar os presídios. Agora, a partir desse diálogo, vamos alterar o decreto, incluindo representação do MPT-PI e do Escritório Social no Grupo para que a temática também possa ser discutida sob a ótica do trabalho, tanto para quem está ainda cumprindo pena, quanto para quem está deixando o sistema prisional”, complementa.
De acordo com o procurador Carlos Henrique Pereira, o Piauí possui a Lei 6.334 de 2013, que trata sobre a determinação de editais de licitação de obras públicas no Estado para que reservem um percentual de vagas voltadas para os egressos do sistema prisional.
“O que a gente quer propor é que, além de uma ampliação da fiscalização para o cumprimento da legislação, haja também uma ampliação para a oferta de vagas nos contratos de prestação de serviços. É preciso que a gente possa possibilitar novos caminhos para esse segmento, inclusive resultando em um impacto muito grande na segurança pública”, afirma.
Conforme o levantamento preliminar realizado pelo Ministério Público do Trabalho e o Escritório Social, somente 45 egressos no Piauí estão trabalhando em obras públicas.
Na reunião uma das propostas discutidas foi a possibilidade de oferta para aprendizes destinada aos menores que estão sob medida socioeducativa, com o objetivo de garantir acesso a aprendizagem nos termos da CLT.
Por fim, a coordenadora estadual do Programa Fazendo Justiça (CNJ/PNUD), Mariana Moura, afirmou que esta sugestão já é pautada através de diálogos do Conselho Nacional de Justiça junto aos órgãos, a exemplo do MPT.
“Começamos a fazer uma articulação a partir de um convênio lançado pelo DEPEN (Departamento Penitenciário) para estruturação de políticas para os egressos. Foi lançado um edital e tem uma equipe contratada desde junho para que sejam discutidas todas as políticas para os egressos, até para o que a gente deseja: que é a reinserção desse pessoal em uma atividade lícita de trabalho para que eles não possam reincidir, inclusive com recebimento do salário”, pontuou.
Regina Sousa
Ministério Público do Trabalho
-
Uespi publica edital seletivo para transferências externas
De acordo com a instituição, o edital possui alguns critérios para habilitação das vagas para os discentes interessados -
ZPE Piauí registra crescimento de 3.500% nas exportações e atrai novos investimentos
Com 720 toneladas de cera de carnaúba exportadas, três novas empresas chegam ainda este ano e devem gerar milhares de empregos -
Inscrições para o concurso da Sefaz-PI encerram na terça
O concurso é organizado pela Fundação Carlos Chagas (FCC) e oferece vagas para quatro cargos distintos. -
Serra de Santo Antônio em Campo Maior vira tesouro natural do Piauí
Localizado em área de transição entre Caatinga e Serrado, o parque se destaca como destino turístico sustentável e espiritual do Piauí -
Câmara de São João do Piauí assina acordo e vai realizar concurso para controlador
O presidente da Câmara Municipal de São João do Piauí, vereador José Joaquim de Araújo, celebrou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), proposto pelo promotor de Justiça Jorge Luiz da Costa Pessoa.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir