Promotores denunciam advogado Marcus Nogueira por homicídio qualificado
Conforme o MPPI, o advogado também foi denunciado por evasão do condutor do local do acidente, tipificado no Código de Trânsito Brasileiro.
Nessa terça-feira (10), o Ministério Público do Piauí (MPPI) denunciou o advogado Marcus Vinícius de Queiroz Nogueira, pelos crimes de homicídio e tentativa de homicídio, ambos duplamente qualificados, sendo uma das tentativas agravada pela menoridade da vítima.
Conforme o MPPI, o advogado também foi denunciado por evasão do condutor do local do acidente, tipificado no Código de Trânsito Brasileiro. Ainda segundo o órgão ministerial, os promotores de Justiça Márcio Giorgi Carcará Rocha, Silas Sereno Lopes e João Malato Neto, que compõe a comissão responsável pela elaboração da denúncia, pleiteiam o julgamento do réu perante o Tribunal do Júri. Os representantes do MPPI entenderam que o acusado agiu com dolo eventual ao assumir o risco de produzir a morte de pessoas.

Conforme o MPPI, o acidente fatal aconteceu no dia 02 de dezembro de 2021, no cruzamento entre as avenidas Higino Cunha e Odilon Araújo, na capital. Por meio das gravações captadas através do circuito interno de segurança de um estabelecimento comercial, é possível observar que o advogado ingeriu grande quantidade de bebida alcóolica pouco antes da ocorrência, segundo explica a denúncia do MPPI.
O órgão ministerial informou ainda que Marcus Vinícius, que no período era presidente da Comissão de Prerrogativas da Ordem dos Advogados do Piauí (OAB-PI), desconsiderou o apelo de amigos e decidiu conduzir o veículo, mesmo apresentando sinais de embriaguez, ainda em alta velocidade. O acidente se consumou após o advogado passar em um sinal no cruzamento das vias e colidir em um carro que transportava as vítimas, sendo um homem de 53 anos, duas mulheres e uma criança de apenas oito meses de vida.
O condutor do veículo, Raimundo Oliveira, que foi colidido ficou presos entre as ferragens do carro e morreu ainda no local do acidente. Já as duas mulheres, filhas do condutor, além do perigo de morte, sofreram diversas lesões, sendo que uma delas teve fraturas no pé e na clavícula. O bebê sofreu trauma cranioencefálico e precisou ser submetido a procedimentos cirúrgicos.
Conforme as evidências coletadas durante a investigação do MPPI, o advogado não prestou o devido socorro as vítimas e ainda tentou empreender fuga, porém populares que testemunharam o ocorrido ajudaram a deter o acusado. A Polícia Militar foi acionada e uma teste de alcoolemia, o bafômetro, foi solicitado a Marcus Vinícius que se recusou a fazer o procedimento, mesmo com sinais de embriaguez.
Na denúncia o órgão ministerial afirma que há indícios suficientes de que o advogado seja autor do acidente, além de prova da materialidade delitiva.
“Consideradas as particularidades do evento em análise, especialmente a manifesta alcoolemia acentuada do acusado, associada à condução de veículo em alta velocidade e a desobediência à sinalização semafórica, têm-se, de maneira indubitável, a configuração de uma ação dolosa”, consta no documento.
Dessa forma, os promotores de justiça alegam que devido a impossibilidade de defesa das vítimas e o perigo comum provocado, os crimes de homicídio e tentativa de homicídio foram qualificados. Os representantes do órgão ministerial argumentam que o advogado colocou em risco direto as vidas de todas as pessoas que transitavam pelas proximidades.
Além disso, na denúncia os promotores também apontam que Marcus Vinícius ainda utilizou o emprego de meio cruel, visto que o mesmo agiu com “padrões de brutalidade acima do comum, aumentando desnecessariamente o já intenso sofrimento das vítimas sobreviventes”.
O MPPI requer ao Poder Judiciário o recebimento da denúncia, além de uma fixação de indenização no montante de R$ 726 mil, com o objetivo de reparação mínima aos sobreviventes do acidente, a partir da eventual sentença condenatória.
Por fim, o órgão ministerial comunica que o Judiciário deve citar o advogado para que o mesmo responda a acusação em um prazo de 10 dias.
Ministério Público do Estado do Piauí - MPPI
Marcus Vinícius Nogueira
-
Uespi publica edital seletivo para transferências externas
De acordo com a instituição, o edital possui alguns critérios para habilitação das vagas para os discentes interessados -
ZPE Piauí registra crescimento de 3.500% nas exportações e atrai novos investimentos
Com 720 toneladas de cera de carnaúba exportadas, três novas empresas chegam ainda este ano e devem gerar milhares de empregos -
Inscrições para o concurso da Sefaz-PI encerram na terça
O concurso é organizado pela Fundação Carlos Chagas (FCC) e oferece vagas para quatro cargos distintos. -
Serra de Santo Antônio em Campo Maior vira tesouro natural do Piauí
Localizado em área de transição entre Caatinga e Serrado, o parque se destaca como destino turístico sustentável e espiritual do Piauí -
Câmara de São João do Piauí assina acordo e vai realizar concurso para controlador
O presidente da Câmara Municipal de São João do Piauí, vereador José Joaquim de Araújo, celebrou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), proposto pelo promotor de Justiça Jorge Luiz da Costa Pessoa.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir