Bandeira tarifária da conta de luz do mês de julho será amarela
A bandeira amarela adiciona na conta de luz uma tarifa de R$ 1,50 para cada 100 quilowatts-hora consumidos.
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) divulgou um comunicado nessa sexta-feira (28), informando que a bandeira tarifária utilizada como referência nas contas de luz do mês de julho será a amarela.
A bandeira amarela adiciona na conta de luz uma tarifa de R$ 1,50 para cada 100 quilowatts-hora consumidos. Esse adicional retorna às contas após a autoridade reguladora definir a bandeira verde em junho, onde não é cobrado o acréscimo nas contas.
Na nota divulgada, a Aneel justificou o acréscimo pelo fato de o mês de julho não ser muito produtivo, em se tratando de bacias hidrográficas do país, já que esse período é de seca. Esse sistema foi criado, de acordo com eles, para que os consumidores fiquem cientes dos custos reais da geração de energia elétrica.
“A previsão hidrológica para o mês sinaliza vazões abaixo da média histórica e tendência de redução dos níveis dos principais reservatórios. Esse cenário requer o aumento da geração termelétrica, o que influenciou o aumento do preço da energia (PLD) e dos custos relacionados ao risco hidrológico (GSF) em patamares condizentes com o da Bandeira Amarela”, informou.
Para entender melhor, a agência explica que o funcionamento das bandeiras tarifárias tem três cores, a verde, a amarela, e a vermelha (nos patamares 1 e 2), que são indicadores se a energia custará mais ou menos dependendo das condições de geração. Para essa determinação, o cálculo leva em conta dois fatores: o risco hidrológico e o preço da energia.
Agência Nacional de Energia Elétrica - Aneel
-
Grande público prestigia espetáculo “A Paixão de Cristo 2025” em Esperantina
O evento aconteceu por volta das 19h30, na Praça Noemi Lages, que ficou completamente lotada com a presença do público esperantinense e visitantes de cidades vizinhas. -
Piauí registra mais de 11 mil novas empresas no primeiro trimestre de 2025
A presidente da Jucepi, Alzenir Porto, comentou sobre a ascensão da modalidade MEI, que se configura como uma forma moderna de emprego, alinhando autonomia e sustentabilidade. -
Moradora do Povoado Alegria denuncia falta de energia há mais de 7 horas
Conforme a denunciante, a falta de energia foi registrada por volta das 08h e tem prejudicado os moradores devido aos alimentos armazenados na geladeira e risco de causar danos aos demais eletrônicos. -
Silvio visita obras de Teresina e anuncia conclusão da extensão da Via Sul
O chefe do executivo municipal detalhou os pontos e a situação das obras. -
Procuradoria do Trabalho investiga organização social Caminho de Damasco em Picos
A Sociedade Brasileira Caminho de Damasco informou que foi notificada, mas não teve acesso ao processo e que vai se manifestar quando estiver munida de todas as informações necessárias.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir