OAB-PI faz homenagem à ministra Cármen Lúcia nesta sexta-feira
Ela também receberá o título de sócia honorária da Academia Piauiense de Letras Jurídicas.
A Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Piauí – homenageará a ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), em sessão solene desta sexta-feira (16), na sede da seccional. Ela também receberá o título de sócia honorária da Academia Piauiense de Letras Jurídicas.
- Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
Ministra Cármen Lúcia.
Cármen Lúcia Antunes Rocha nasceu em Montes Claros (MG). Cursou Secundário no colégio Sacré-Coeur de Jésus, tradicional estabelecimento de ensino da capital mineira, bacharelou-se em Direito na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) em 1977. Exerceu a advocacia e, por concurso, tornou-se Procuradora do Estado. Mestre e Doutora em Ciências Jurídicas, especialista em Direito de Estado, a partir de 1984 tornou-se professora da PUC-MG. Durante o governo de Itamar Franco em Minas (1999-2003), foi nomeada Procuradora-Geral do estado de Minas Gerais.
Ser considerada uma das maiores especialistas em Direito Constitucional do país a credenciou para a vaga do ministro Nélson Jobim, aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF) em março de 2006. Em junho seguinte, após a tradicional sabatina do Senado, foi nomeada ministra do STF pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva, tornando-se a segunda mulher a ter assento na Corte e a quinta indicação do Presidente. Ainda em abril, foi eleita presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), de onde tornou-se ministra efetiva desde 2009, permanecendo na presidência até 2013.
Autora de diversos trabalhos e publicações sobre Direito Constitucional, integrou diversas comissões de defesa de direitos humanos e do meio ambiente, em Minas Gerais e em outros estados do Brasil.
Vários são os títulos jurídicos de sua autoria, concentrados nas áreas de Direito Constitucional e Direito Público, destacam-se: O princípio constitucional da igualdade. Belo Horizonte: Lê, 1990; Constituição e constitucionalidade. Belo Horizonte: Lê, 1991; Princípios constitucionais da administração pública. Belo Horizonte: Del Rey, 1994; Estudo sobre concessão e permissão de serviço público no direito brasileiro. São Paulo: Saraiva, 1996; República e federação no Brasil: traços constitucionais da organização política brasileira. Belo Horizonte: Del Rey, 1997; Princípios constitucionais dos servidores públicos. São Paulo: Saraiva, 1999; O direito à vida digna. Belo Horizonte: Fórum, 2004; Direitos de para todos. 2ª ed. Belo Horizonte: Fórum, 2008.
Supremo Tribunal Federal - STF
OAB-PI
-
Uespi publica edital seletivo para transferências externas
De acordo com a instituição, o edital possui alguns critérios para habilitação das vagas para os discentes interessados -
ZPE Piauí registra crescimento de 3.500% nas exportações e atrai novos investimentos
Com 720 toneladas de cera de carnaúba exportadas, três novas empresas chegam ainda este ano e devem gerar milhares de empregos -
Inscrições para o concurso da Sefaz-PI encerram na terça
O concurso é organizado pela Fundação Carlos Chagas (FCC) e oferece vagas para quatro cargos distintos. -
Serra de Santo Antônio em Campo Maior vira tesouro natural do Piauí
Localizado em área de transição entre Caatinga e Serrado, o parque se destaca como destino turístico sustentável e espiritual do Piauí -
Câmara de São João do Piauí assina acordo e vai realizar concurso para controlador
O presidente da Câmara Municipal de São João do Piauí, vereador José Joaquim de Araújo, celebrou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), proposto pelo promotor de Justiça Jorge Luiz da Costa Pessoa.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir