Desembargador determina transporte aéreo de paciente do HU ao Ceará
O assistido possui quadro grave de insuficiência hepática. O serviço que ele necessitava não é realizado no Piauí.
O desembargador plantonista do Tribunal de Justiça do Piauí, Dr. Raimundo Eufrásio Alves Filho, concedeu liminar para determinar que o Governo do Estado realizasse o transporte aéreo de um paciente do Hospital Universitário, em Teresina, para o Hospital Geral de Fortaleza (CE). O assistido possui quadro grave de insuficiência hepática. A solicitação do transporte foi realizada pela Defensoria Pública no dia 27 de julho.
Segundo Dr. Humberto Rodrigues, defensor público plantonista autor do pedido, a família do assistido G. B. R relatou que o paciente se encontrava internado no HU em estado grave e que o transplante de fígado é a única medida para salvar sua vida. O defensor explica que esse tipo de transplante ainda não é realizado no Piauí, sendo somente feito no Hospital Geral de Fortaleza. Ele disse também que todos os procedimentos médicos para a internação e para o transplante de fígado, no Ceará, já haviam sido providenciados pela médica do assistido.
- Foto: Defensoria Pública do Piauí
Humberto Rodrigues, defensor público que solicitou o transporte aéreo do paciente.
Contudo, em razão da gravidade do quadro clínico, a transferência para Fortaleza somente poderia ser realizada por meio do serviço de UTI aérea. Como o assistido é atendido pelo SUS, sem condições de custear esse serviço, foi solicitado ao estado do Piauí, através da Coordenação do Tratamento Fora de Domicílio, o custeio do deslocamento. O pedido foi negado sob a alegação de que uma Portaria não permitia pagamento de deslocamento em UTI aérea através do benefício.
“Diante da negativa de atendimento desse pleito e da gravidade do quadro clínico do assistido, ingressamos no Plantão Judicial com ação objetivando que o estado do Piauí assegurasse imediatamente a transferência citada, tendo o magistrado plantonista indeferido o pleito, razão pela qual a Defensoria Pública recorreu ao Plantão Judicial do Tribunal de Justiça, onde finalmente obteve êxito, acolhendo o desembargador plantonista os argumentos do recurso e reconhecendo que houve lesão ao direito fundamental à saúde do assistido”, explica Dr. Humberto Rodrigues.
O desembargador Raimundo Eufrásio destacou ser dever do estado a adoção de medidas que atenuem ou impeçam o risco e/ou agravamento de doenças, assim como o princípio constitucional da dignidade da pessoa humana. Ele determinou que o mandado fosse cumprido em um prazo de três dias a contar da expedição da liminar, em 28 de julho, sob pena de multa diária por descumprimento da decisão.
Outro defensor público, o Dr. Jeiko Leal, disse que conseguiu entrar em contato com o secretário de Saúde, Florentino Neto, que se colocou à disposição para cumprir a ordem e passou os contatos de assessoras para agilizar a transferência. Ele relata que encontrou dificuldade no Ceará, já que seria necessário que uma ambulância estivesse no aeroporto para o deslocamento do paciente até o hospital. Após contato com profissionais de saúde de Fortaleza, foi disponibilizado o aparato necessário para receber o paciente, ainda na manhã do domingo.
Defensoria Pública do Piauí
Florentino Neto
Tribunal de Justiça do Piauí - TJ-PI
-
Uespi publica edital seletivo para transferências externas
De acordo com a instituição, o edital possui alguns critérios para habilitação das vagas para os discentes interessados -
ZPE Piauí registra crescimento de 3.500% nas exportações e atrai novos investimentos
Com 720 toneladas de cera de carnaúba exportadas, três novas empresas chegam ainda este ano e devem gerar milhares de empregos -
Inscrições para o concurso da Sefaz-PI encerram na terça
O concurso é organizado pela Fundação Carlos Chagas (FCC) e oferece vagas para quatro cargos distintos. -
Serra de Santo Antônio em Campo Maior vira tesouro natural do Piauí
Localizado em área de transição entre Caatinga e Serrado, o parque se destaca como destino turístico sustentável e espiritual do Piauí -
Câmara de São João do Piauí assina acordo e vai realizar concurso para controlador
O presidente da Câmara Municipal de São João do Piauí, vereador José Joaquim de Araújo, celebrou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), proposto pelo promotor de Justiça Jorge Luiz da Costa Pessoa.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir