Viagora

Draco deflagra Operação Faixa Rosa e cumpre mandados no Piauí

A ação policial cumpre 34 mandados judiciais contra mulheres envolvidas em organização criminosa.

A Polícia Civil do Piauí deflagrou, na manhã desta quarta-feira (30), a Operação Draco 210: Faixa Rosa, com o objetivo de cumprir 15 mandados de prisão temporária e 19 de busca e apreensão contra integrantes de uma organização criminosa. A ação se concentrou principalmente em Teresina, mas também alcançou alvos em Timon (MA), Demerval Lobão (PI) e Nazária (PI).

A operação é resultado de investigações iniciadas após a Operação Draco 198, realizada em março deste ano, que apreendeu o celular de uma mulher identificada como A. da S.M., tia de um dos líderes da facção. A análise do aparelho revelou o envolvimento ativo de mulheres na hierarquia da organização criminosa, incluindo a existência de um grupo de WhatsApp chamado “A Luta Não Para”, onde circulavam ordens internas, cadastros, estatutos e mensagens codificadas.

Foto: Divulgação/ Polícia CivilOperação Draco 198
Operação Draco 198

De acordo com o Departamento de Repressão as Ações Criminosas Organizadas (DRACO), as investigadas desempenhavam funções estratégicas, como recrutamento, repasse de ordens, arrecadação de dinheiro ilícito, organização logística do trafico de drogas e apoio a ações violentas. A estrutura da facção incluía símbolos próprios e um estatuto com normas e sanções disciplinares, configurando uma atuação compatível com os critérios estabelecidos pela Lei n°12.850/2013, que trata das organizações criminosas.

Os mandatos foram expedidos pela Central de Inquéritos de Teresina, e as ações ocorreram nos bairros Todos os Santos (Residencial Pedro Balzi), Santo Antônio (Invasão Dagmar Mazza), Monte Castelo, Dirceu II, Lourival Parente, Areias (Loteamento Primavera), Parque Jacinta, Samapi, bem como nas cidades de Timon-MA, Demerval Lobão-PI e Nazária-PI.  

A operação contou com apoio da Força Estadual Integrada de Segurança Pública (FEISP), das inteligências da Polícia Civil e da SSP (DIPC e DINT), DEOP, DPM, DPI, delegacias seccionadas da Polícia Civil, Polícia Militar do Piauí (BOPE, BEPI e BOPAER) e Guarda Civil Municipal de Teresina por meio das equipes da ROMU e GOC.

Segundo a Polícia Civil, o crescente protagonismo de mulheres em estruturas criminosas organizadas exige uma atuação proporcional e especializadas das forças de segurança. A operação DRACO  210 evidencia essa nova dinâmica e reforça a importância da integração entre instituições para o combate ao crime no estado.

Por: Islanne Rocha

Facebook
Veja também