Viagora

Juiz torna réu casal acusado de matar oito pessoas envenenadas em Parnaíba

Maria dos Aflitos e Francisco de Assis Pereira da Costa foram acusados de oito homicídios qualificados e três tentativas de homicídio qualificados contra a própria família e uma amiga.

Nessa terça-feira (25), o juiz Willmann Izac Ramos Santos, da 1ª Vara Criminal da Comarca de Parnaíba, recebeu denúncia apresentada pelo Ministério Público do Piauí contra Maria dos Aflitos da Silva e Francisco de Assis Pereira da Costa, casal acusado de cometer oito homicídios qualificados e três tentativas de homicídio qualificados contra a própria família e uma amiga em Parnaíba. Os crimes ocorreram em três episódios distintos e seguiram o mesmo modus operandi, com o uso do veneno terbufós, semelhante ao chumbinho.

A denúncia foi assinada pelo promotor de Justiça Silas Sereno Lopes, da 5ª Promotoria de Justiça de Parnaíba, e apresenta uma análise detalhada sobre o local do crime, contendo elementos periciais e provas documentais. A peça também é embasada em depoimentos, análise de dados de aparelhos celulares e a confissão parcial de Maria dos Aflitos da Silva.

Foto: DivulgaçãoMatriarca e padrasto premeditaram morte de família envenenada
Matriarca e padrasto premeditaram morte de família envenenada

De acordo com o Ministério Público, o veneno popularmente utilizado para eliminar ratos, foi colocado na alimentação de nove pessoas, sendo que oito delas morreram são elas: João Miguel Silva (07 anos de idade), Ulisses Gabriel Silva (oito anos), de Manoel Leandro da Silva (18 anos de idade), Maria Lauane Fontinele Lopes Silva (03 anos de idade), Francisca Maria Silva (32 anos de idade), Maria Gabriele Silva (04 anos de idade) e Lívia Maria Leandra Silva (17 anos), Jhonatan Nalbert Pereira da Silva (07 anos de idade) e Maria Jocilene da Silva (41 anos).

O primeiro caso foi registrado no dia 22 de agosto de 2024, quando os irmãos Ulisses e João Miguel da Silva foram envenenados com um suco e os exames confirmaram a presença do pesticida no organismo das crianças. 

Foto: DivulgaçãoCrianças vítimas de envenenamento
Crianças vítimas de envenenamento

As mortes seguintes aconteceram no dia 1º de janeiro deste ano. A família se reuniu para almoçar as sobras da noite de Réveillon e começaram a passar mal. A contaminação dos alimentos com o “terbufós” foi letal, resultando na morte de seis pessoas.

Mesmo com a prisão do principal suspeito de envenenar a família, o Francisco Assis Pereira, em 8 de janeiro, outro homicídio foi registrado no dia 22 de janeiro. Desta vez a vítima foi Maria Jocilene, vizinha e amiga da família.

Esse crime levantou suspeitas quanto à participação de Maria dos Aflitos, que foi presa pela Polícia Civil no dia 31 de janeiro. Durante seu depoimento, a matriarca confessou parcialmente o crime e revelou que utilizou o venom no café oferecido à vizinha 

O casal se encontra detido em penitenciárias de Teresina, após serem transferidos por questões de segurança.

Facebook
Veja também