Viagora

Rafael destaca políticas públicas para a primeira infância em evento no TCE

O governador participou da abertura do Curso Executivo em Políticas de Primeira Infância, que visa ao fortalecimento das ações para esse público.

Na manhã desta segunda-feira (16), o governador do Piauí, Rafael Fonteles, participou da abertura do Curso Executivo em Políticas de Primeira Infância, promovido pela Escola de Gestão e Controle do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI). O evento, voltado para gestores estaduais, busca o fortalecimento das políticas públicas voltadas para a primeira infância no Estado.

Em seu discurso, Fonteles reforçou que essa área é uma das prioridades de sua gestão, com foco no desenvolvimento integral das crianças. "Queremos qualificar cada vez mais os gestores estaduais e, em seguida, capacitar os municipais. Dessa forma, fortaleceremos a colaboração entre os entes, para que as crianças sejam melhor assistidas desde a gestação até os seis anos, utilizando práticas como consultas pré-natais, alfabetização na idade certa e creche em tempo integral", explicou o governador.

Foto: Divulgação/ Governo do PiauíRafael Fonteles destaca políticas públicas para a primeira infância em evento no TCE
Rafael Fonteles destaca políticas públicas para a primeira infância em evento no TCE

O curso, que tem duração de 30 horas e se estenderá até o dia 27 de setembro, foi articulado pelo Pacto pelas Crianças do Piauí e realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), em parceria com a Àra Educação e a Fundação Van Leer. A capacitação, além de abordar os desafios específicos da primeira infância, visa equipar os gestores com ferramentas para promover políticas públicas mais eficientes e eficazes.

Durante sua fala, Fonteles ressaltou o impacto positivo que os investimentos na primeira infância têm em diferentes áreas da sociedade. "Investir nesse período é investir simultaneamente em educação, saúde, segurança e qualificação profissional. Isso impacta positivamente todos os setores e no futuro de todos", frisou o governador, destacando que o cuidado integral às crianças representa o melhor custo-benefício para o desenvolvimento social.

A primeira-dama e coordenadora do Pacto pelas Crianças do Piauí, Isabel Fonteles, também participou do evento e destacou que a próxima edição do curso será voltada aos gestores municipais, responsáveis pela execução das políticas nas cidades. "Capacitar os gestores municipais é essencial para garantir que essas políticas sejam implementadas com eficácia em todas as regiões do Piauí", explicou Isabel.

Foto: Divulgação/ Governo do PiauíRafael Fonteles destaca políticas públicas para a primeira infância em evento no TCE
Rafael Fonteles destaca políticas públicas para a primeira infância em evento no TCE

Isabel Fonteles pontuou algumas conquistas na área de primeira infância, como a reforma e ampliação do Lar da Criança Maria João de Deus, que será inaugurado em breve, e o projeto Carretinha da Saúde, que oferece serviços médicos e odontológicos às crianças em diversas regiões do Estado. Ela também mencionou os avanços no Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC), que busca melhorar a alfabetização das crianças no tempo adequado, além dos investimentos em creches e no acolhimento familiar de crianças em situação de vulnerabilidade.

"Estamos ampliando as vagas em creches, investindo em kits de mobília e fazendo a regionalização do acolhimento familiar para crianças que são vítimas de violência. São ações que reforçam o nosso compromisso com o bem-estar e o futuro das crianças piauienses", afirmou Isabel.

Alexis Vargas, gerente de projetos da Fundação Getúlio Vargas, enfatizou a relevância de desenvolver políticas públicas voltadas à primeira infância, destacando o impacto que elas têm no futuro das crianças e na redução das desigualdades. "As políticas para a primeira infância são as ações que mais quebram ciclos de pobreza e desigualdade. O que afeta o desenvolvimento das crianças nos primeiros seis anos de vida afeta o desenvolvimento delas para toda a vida", explicou Vargas, acrescentando que cuidar bem das crianças nesse período garante que elas cresçam mais saudáveis, produtivas e com melhores oportunidades.

Segundo o governo do Estadual, o curso conta com 38 participantes, incluindo representantes dos Poderes Legislativo e Judiciário, lideranças executivas estaduais e federais, além de membros da sociedade civil organizada e jornalistas. Entre os participantes do Governo do Estado, estão secretários e superintendentes das secretarias de Governo (Segov), Educação (Seduc), Saúde (Sesapi), para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid) e Coordenadoria de Comunicação (Ccom), entre outras.

Facebook
Veja também