Teresina ganha Banco Vermelho em campanha contra o feminicídio
Iniciativa marca a luta pela conscientização e prevenção da violência de gênero no Piauí
Teresina ganhou um banco vermelho gigante, nesta segunda-feira, 17 de junho. A ação faz parte de uma campanha de conscientização que inclui uma audiência pública sobre o tema, requerida pela deputada Simone Pereira (MDB).
A audiência pública aborddou "Violência Contra a Mulher e Feminicídio no Piauí e no Brasil", e contará com a participação de autoridades e especialistas no assunto. Entre os presentes estarão Andrea Rodrigues, presidenta do Instituto Banco Vermelho, e Paula Limongi, diretora executiva da mesma entidade. Também participaram membros da Alepi, autoridades locais e representantes da sociedade civil.
O projeto Banco Vermelho, idealizado pela senadora Jussara Lima, recebe apoio da Secretaria de Segurança Pública do Piauí e da Secretaria de Estado das Mulheres. O banco vermelho será instalado no Parque Potycabana, na Avenida Raul Lopes, no bairro Noivos, zona Leste de Teresina, e trará frases de conscientização e informações sobre os canais de denúncia de violência contra a mulher.

Paula Limongi destaca a importância da iniciativa: “Não podemos ficar sentadas no banco esperando que os homens parem de nos matar. É hora de levantar e agir! E a mudança de cultura de comportamento e a realização de ações efetivas de prevenção são os caminhos para evitarmos que mulheres percam suas vidas, que se tornem números em estatísticas”.
O Instituto Banco Vermelho (IBV), uma entidade sem fins lucrativos e suprapartidária, está à frente da campanha #feminicídiozero. O IBV utiliza bancos gigantes na cor vermelha como símbolos de conscientização, instalando-os em espaços públicos e privados. Cada banco traz mensagens reflexivas sobre a violência de gênero e placas informativas com canais de ajuda às vítimas.
Além da instalação dos bancos, o IBV articula ações com os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de empresas privadas, para promover a amplificação da pauta da violência contra a mulher. Entre seus projetos, destacam-se leis municipais aprovadas em Recife e Araguaína-TO, um projeto de lei federal aprovado, e iniciativas em tramitação no Estado de Pernambuco e no Senado Federal, propostas pela deputada Maria Arraes.
O impacto da campanha se estende por vários estados brasileiros, com bancos instalados em Pernambuco, Distrito Federal, Tocantins, São Paulo, Maranhão, Espírito Santo, além de um exemplar fixo no Senado Federal. A expectativa é que novas cidades e estados adotem a iniciativa, ampliando a conscientização sobre a importância de combater a violência de gênero.
-
Uespi publica edital seletivo para transferências externas
De acordo com a instituição, o edital possui alguns critérios para habilitação das vagas para os discentes interessados -
ZPE Piauí registra crescimento de 3.500% nas exportações e atrai novos investimentos
Com 720 toneladas de cera de carnaúba exportadas, três novas empresas chegam ainda este ano e devem gerar milhares de empregos -
Inscrições para o concurso da Sefaz-PI encerram na terça
O concurso é organizado pela Fundação Carlos Chagas (FCC) e oferece vagas para quatro cargos distintos. -
Serra de Santo Antônio em Campo Maior vira tesouro natural do Piauí
Localizado em área de transição entre Caatinga e Serrado, o parque se destaca como destino turístico sustentável e espiritual do Piauí -
Câmara de São João do Piauí assina acordo e vai realizar concurso para controlador
O presidente da Câmara Municipal de São João do Piauí, vereador José Joaquim de Araújo, celebrou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), proposto pelo promotor de Justiça Jorge Luiz da Costa Pessoa.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir