PT terá pré-candidato a prefeito até julho, diz Cícero Magalhães
Segundo o ex-deputado, existem três nomes até o momento, que poderão disputar o Palácio da Cidade de Teresina nas eleições de 2024.
Nessa quinta-feira (02), o presidente municipal do PT em Teresina, Cícero Magalhães, falou sobre as articulações na escolha do nome que será o pré-candidato que vai disputar a Prefeitura de Teresina em 2024.
Segundo o ex-deputado, existem três nomes até o momento, são eles o presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, deputado estadual Franzé Silva (PT), Fábio Novo e Dr. Vínicius, ambos deputados estaduais e membros do PT. Cícero frisa que a meta do diretório municipal é decidir o nome até julho deste ano.
“O Partido dos Trabalhadores terá candidatura própria, nós temos até o momento três pré-candidatos, os três deputados que são os companheiros Franzé, Fábio Novo e Dr. Vinicius, todos três deputados estaduais, estão colocando o nome deles. E nós nessa organização do partido, a direção do PT municipal, estamos trabalhando para que até o mês de julho no máximo, nós tenhamos a decisão de quem vai ser o pré-candidato do Partido dos Trabalhadores em 2024, para que esse companheiro tenha tempo de fazer as articulações necessárias para poder disputarmos com possibilidade de vitória na Prefeitura de Teresina”, falou Magalhães.
Na oportunidade, o petista diz que se reuniu nessa última quarta-feira (01), com membros da Federação PT, Partido Verde e PCdoB, onde discutiram sobre alianças. Cícero afirma que essas articulações fazem parte, e que não há desentendimento.
“Eu já estive com o PV, com o PCdoB ontem, e o entendimento deles é o mesmo meu, os diretórios municipais e o comitê municipal do PCdoB que tem como presidente o companheiro Mário Ângelo, companheiro Zé Carvalho, já sentei com a deputada Tereza Britto conversando sobre esse assunto. O PT em Teresina não abre mão de discutir, por que as eleições são municipais. Entendo que o diretório estadual ele pode chancelar, até porque o diretório nacional ainda vai com certeza baixar uma resolução normatizando isso, são cinco mil e oitocentos municípios. Mas o diretório municipal de Teresina compete em fazer essas articulações, fazer essas discussões e nós não temos nenhum desentendimento com o diretório regional, pelo contrário, e nós entendemos que é tarefa do diretório municipal, e estamos fazendo essas articulações para que o partido tenha junto com uma aliança, tenha o seu pré-candidato escolhido até o mês de julho, e ele possa fazer uma grande aliança rumo a Prefeitura em 2024”, contou.
Na Câmara Municipal de Teresina, existem partidos que dizem buscar apoio do PT, já que o governador Rafael Fonteles faz parte, como o caso do presidente da CMT, vereador Enzo Samuel, que o nome dele é colocado como um possível candidato nas eleições de 2024 para prefeito. Magalhães comenta sobre o assunto e diz que os únicos partidos que não faz aliança é PP, PL e União Brasil.
“Olha, eu não discuto candidatura de outro partido, eu só tenho autonomia de discutir sobre os pré-candidatos do Partido dos Trabalhadores. Mas, eu acho que o certo é que aqueles que queiram discutir eleições municipais procurem o diretório municipal. O PT é um partido de base, no PT as coisas começam pelas bases. Quando vem de cima, nunca dá certo. Por isso eu entendo que o PT não abrirá mão de ter o seu candidato a prefeito no próximo ano, e estamos abertos para alianças. Só faço uma ressalva, não tem como fazermos aliança com o PP, não tem como fazer aliança com o PL, não temos como fazer aliança que o ex-prefeito de Teresina foi candidato ao governo do Estado do Piauí, o ex-prefeito Sílvio Mendes. Mas, os outros estamos abertos para conversar, nós queremos e vamos trabalhar, e estamos trabalhando para uma grande aliança, para que a gente possa chegar no Palácio da Cidade no próximo ano, com o nome do PT”, disse.
Pestistas na gestão de Dr. Pessoa
Cícero Magalhães afirma que o PT vai ter candidatura própria na capital, e é questionado se os petistas que estão em cargos na Prefeitura de Teresina atualmente, vão entregar os cargos, ele responde: “Olha, eu fiz esse debate até recentemente, os cargos que tem lá ficou muito claro e dito pelo prefeito Dr. Pessoa, que é meu amigo, que ele quando foi dado um espaço na Prefeitura em 2021, ele foi bem claro, que lá era cargo da bancada, ele tratava com a bancada, o PT votou no Dr. Pessoa no segundo turno em 2020, mas ele fez um acordo com o PT. ‘Ah o Maycon é do PT, é um quadro do PT, uma pessoa que faz um excelente trabalho na Fundação, mas lá é bancada, acho que é bancada que tem que fazer a discussão. Por enquanto do diretório municipal não está fazendo essa discussão, quando definir as candidaturas do partido, vamos exigir a fidelidade dos seus filiados a apoiar a candidatura do Partido dos Trabalhadores”, finalizou o presidente municipal do PT.
-
Promotora recomenda desaprovação das contas de Pedro Alcântara
O parecer foi emitido pela promotora Cléia Cristina Pereira Januário Fernandes no dia 18 de novembro deste ano. -
PSD quer estar na chapa majoritária do governo em 2026, diz Júlio César
Apesar dos números que credenciam o partido para a vaga, Júlio César destacou também a importância do bom relacionamento da sigla com o governador Rafael Fonteles e demais legendas da base. -
Marden Menezes quer audiência sobre proibição de uso de celular nas escolas do Piauí
O parlamentar convidou para participar da discussão o Conselho Estadual de Psicologia, Secretaria Estadual de Educação, Conselho Estadual de Educação, entre outros. -
Servidores do hospital de Paulistana cobram do prefeito pagamento de salários atrasado
De acordo com os servidores, os pagamentos já estão há pelo menos dois meses atrasados e a situação tem afetado mais de 50 funcionários. -
Não houve diálogo com Enzo sobre presidência da Câmara de Teresina, diz Petrus Evelyn
Petrus explicou que não vê espaço para o diálogo, tendo em vista que Enzo nunca atendeu sua demanda em relação à lista atualizada de todos os comissionados na Casa.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir