Polícia escolar orienta diretores de Teresina sobre segurança
No encontro, com o tema “Segurança e Gestão de Riscos no Ambiente Escolar”, os diretores foram treinados para analise de riscos e diagnósticos da segurança escolar.
Nessa quarta-feira (8), a Companhia Independente de Pelotão Escolar (Cipe) se reuniu com gestores de escolas da 21° Gerência Regional de Educação (GRE), na região do Grande Dirceu. Com isso, se encerra a formação para Gestores da Rede Pública Estadual das zonas norte, sul e sudeste em Teresina.
No encontro, com o tema “Segurança e Gestão de Riscos no Ambiente Escolar”, os diretores foram treinados para analise de riscos e diagnósticos da segurança escolar, protocolo de segurança, prevenção de crime e controle de acesso nas escolas.

O comandante da Cipe, Capitão Carmos, explica sobre as condições oferecidas aos diretores escolares para a criação de um plano estratégico de segurança. “Na oportunidade, nós levamos conhecimento com relação à distinção entre perigo e risco, formação de uma equipe para agirem prontamente quando ocorrer uma situação de risco na escola, tipo um incêndio, uma invasão na escola por algum elemento que venha a querer praticar algum roubo, até que a polícia chegue para minimizar a ação daquele infrator. Também passamos orientações quanto à distinção entre atos de indisciplina escolar e atos que tenham conotação de crime, que tenham tipificação realmente de crime e que envolvem a questão de uma ação policial.”.
Ainda na mesma reunião, o comandante esclarece: “Também alertamos as escolas com relação à presença do vigia. Ele deve estar na escola também nos finais de semana e feriados. A escola tem que ter rigidez nesse controle da permanência do vigia, principalmente na portaria, afim de que se evite o acesso de pessoas de má fé. Orientamos, ainda, com relação à exigência do uniforme, se possível até para os servidores. Apresentamos um formulário de autoavaliação, que será utilizado pelas viaturas que farão as visitas nas escolas, onde o próprio gestor preenche esse formulário com as vulnerabilidades e possamos fazer um planejamento de ação em conjunto com outros órgãos.” Finaliza o comandante.
Walderice Rodrigues, gerente da 21° GRE, orienta aos gestores das unidades de ensino como reagir sob situação de violência nas escolas. “É importante sabermos como devemos nos portar para evitar certas situações, desde assaltos, a própria violência dentro da escola, como proceder com os portões, quem acionar em determinadas situações. Posteriormente, será realizado outro momento com os agentes de portaria.”.
A gerente continua ressaltando a importância do envolvimento entre a escola e a sociedade nela inserida. “Recebemos também orientações de como a escola pode montar uma equipe que auxilie na segurança, a partir do posicionamento do vigia até que reforcem a proteção, como botão do pânico, câmeras para evitar ou minimizar as consequências de um momento conturbado que possa acontecer.”, acentua Walderice Rodrigues.
A Cipe é construída pelo policiamento comunitário visando a repressão ao crime nas escolas. Possui assessoria da Secretária de Estado da Educação (Seduc), que também realiza este serviço de proteção as unidades de ensino, além da proteção orgânica: muros, concertina e cercas elétricas.
Teresina
Piauí
Companhia Independente de Policiamento Escolar - CIPE
Gerência Regional de Educação (GRE)
Teresina
-
Uespi publica edital seletivo para transferências externas
De acordo com a instituição, o edital possui alguns critérios para habilitação das vagas para os discentes interessados -
ZPE Piauí registra crescimento de 3.500% nas exportações e atrai novos investimentos
Com 720 toneladas de cera de carnaúba exportadas, três novas empresas chegam ainda este ano e devem gerar milhares de empregos -
Inscrições para o concurso da Sefaz-PI encerram na terça
O concurso é organizado pela Fundação Carlos Chagas (FCC) e oferece vagas para quatro cargos distintos. -
Serra de Santo Antônio em Campo Maior vira tesouro natural do Piauí
Localizado em área de transição entre Caatinga e Serrado, o parque se destaca como destino turístico sustentável e espiritual do Piauí -
Câmara de São João do Piauí assina acordo e vai realizar concurso para controlador
O presidente da Câmara Municipal de São João do Piauí, vereador José Joaquim de Araújo, celebrou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), proposto pelo promotor de Justiça Jorge Luiz da Costa Pessoa.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir