Covid: Teresina registra menor número de casos desde inicio da pandemia
Segundo o COE Municipal, as informações foram obtidas com base na 10ª semana epidemiológica de 2022, referente ao período de 6 a 12 de março deste ano, em que foram testadas mais de 400 amostras.
Nesta terça-feira (15), o Comitê de Operações Especiais do município (COE) divulgou que o município de Teresina apresentou o menor número de casos da covid-19 registrados desde o início da pandemia, foram apenas 31 casos confirmados, segundo monitoramento epidemiológico.
Segundo o COE Municipal, as informações foram obtidas com base na 10ª semana epidemiológica de 2022, referente ao período de 6 a 12 de março deste ano, em que foram testadas mais de 400 amostras.
Ainda conforme o Comitê, os dados apontam um cenário epidemiológico favorável, dessa forma a prefeitura municipal recebeu o aval do COE Municipal para iniciar a flexibilização das medidas restritivas contra a covid-19. A medida foi implementada conforme os critérios da maior agência para estudo e controle de epidemias do mundo, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC).
O médico Marcelo Vieira, doutor em Virologia e membro do COE Municipal, afirma que a capital se encontra na fase verde e por isso foi possível a adoção de medidas de flexibilização. Além disso, Marcelo Vieira também destacou que a situação da covid-19 na capital após o período carnavalesco já pode ser averiguado.
“Os indicadores atuais da parametrização recomendada pela agência categorizam o município de Teresina como baixo nível de transmissão da COVID-19, em zona verde, no qual são permitidas as medidas de flexibilização. O período médio de incubação e o intervalo entre gerações sucessivas de infectados, ‘intervalo de série’, é de apenas três dias, portanto, os reflexos de maior interação social no período carnavalesco já puderam ser aferidos em termos de atendimentos por síndrome gripal, novos casos confirmados e novas hospitalizações. A depender da permanência do município nesse nível, as novas etapas da flexibilização serão permitidas”, disse Marcelo Vieira.
Se por um lado os dados apontam para um cenário epidemiológico favorável, por outro o membro do COE Municipal pontua que ainda é necessário continuar o monitoramento dos indicadores de forma mais intensa visando implementar as ações estratégicas coerentes a cerca das etapas de flexibilização, que serão adotadas gradualmente, de forma responsável e supervisionada.
“Continuaremos em supervisão, em especial, a atenção sobre o surgimento de novas variantes. E mesmo com a maximização da cobertura vacinal, a autonomia do indivíduo será preservada. Aqueles que preferirem ou precisarem manter o uso de máscaras poderão fazê-lo sem qualquer restrição”, destaca o médico.
-
Anvisa registra nova vacina recombinante Zalika contra a Covid-19
O imunizante poderá ser usado em pessoas a partir de 12 anos de idade, e será administrado em duas doses, com intervalo de 21 dias, e reforço após 6 meses, para maiores de 18 anos de idade. -
Sesapi orienta população sobre protocolos sanitários contra Covid-19
A Secretaria de Saúde do Estado (Sesapi) informou que será solicitado ao Sindicato dos Lojistas orientações para que os estabelecimentos comerciais forneçam álcool em gel para a higienização das mãos. -
FMS investiga três casos de morte por Covid-19 na cidade de Teresina
De acordo com a FMS, nas últimas três semanas, 110 casos foram confirmados através de teste rápido de antígeno da Covid-19. -
Teresina registra nova morte por Covid-19, aponta FMS
Segundo a Fundação Municipal de Saúde, o óbito foi registrado no painel situacional da Covid-19 e outras infecções respiratórias e a vítima seria um residente de Barras que morreu na capital. -
Pessoas acima de 40 anos poderão receber vacina bivalente em Teresina
De acordo com a Fundação Municipal de Saúde (FMS), o público de 40 anos ou mais se imuniza contra a variante da covid-19, Ômicron, a partir desta segunda-feira (15).
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir