Sesapi esclarece denúncia de Lucy Soares sobre Hospital do Verdão
A deputada estadual publicou um vídeo em suas redes sociais onde relata que foi impedida de entrar no HCE para realizar visita técnica de fiscalização.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) emitiu, nesta sexta-feira (31), uma nota de esclarecimento acerca de um vídeo publicado pela deputada estadual Lucy Soares (Progressistas) em suas redes sociais.
A parlamentar relata no vídeo que foi ao Hospital de Campanha Estadual, localizado no Ginásio Verdão, para realizar uma visita técnica de fiscalização, porém, foi impedida de entrar no espaço pela equipe do hospital.
“Hoje, retornamos ao Verdão e recebemos informações de que apenas 20 dos 55 leitos prontos, estão funcionando. Além disso, fomos impedidas de entrar para ver de perto a situação das enfermarias. O que a Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) esconde?”, escreveu a deputada.
Lucy defendeu ainda que o HCE seja fechado e que seus recursos sejam realocados em outras unidades hospitalares destinadas ao combate ao coronavírus.
“Sigo defendendo que o fechamento do hospital de campanha do Verdão é a alternativa mais lúcida. Os recursos financeiros e humanos deste hospital deveriam ser direcionados para unidades como o HGV e Hospital da Polícia Militar que, há anos, sofrem por falta de investimento”, declarou.
Em nota, a Sesapi informou que a deputada foi informada que não poderia entrar no pavilhão onde se encontram os pacientes devido ao HCE estar em expediente interno nesta sexta-feira.
“A deputada Lucy Soares foi recebida e teve acesso à área administrativa do Hospital de Campanha Estadual (HCE), onde foi informada que não seria possível a sua entrada no pavilhão onde se encontram os pacientes, pois, excepcionalmente nesta sexta-feira, o HCE encontra-se em expediente interno”, explicou a nota.
O órgão esclareceu que todos os parlamentares da comissão de saúde da Assembleia Legislativa têm total acesso às dependências do hospital, como já teria ocorrido em outras situações.
“Os membros da comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) têm total acesso às dependências do hospital, como já foi possível, inclusive, noutras ocasiões. Além disso, a deputada Lucy Soares e todos os membros tiveram acesso, quando solicitado, a todos os documentos referentes ao funcionamento do hospital. Os dados estão disponíveis, inclusive, no portal da transparência do HCE, de fácil acesso a qualquer cidadão”, citou a nota.
A Sesapi afirmou ainda que o HCE segue todas as normas de segurança e que já atendeu 314 pacientes que se recuperaram da Covid-19, tendo uma taxa de sucesso de 98% no tratamento de infectados pelo coronavírus.
“O HCE cumpre todas as normas de segurança e preocupa-se com a saúde de todos os profissionais envolvidos. [...] O Hospital de Campanha Estadual (HCE) já devolveu para suas famílias 314 pacientes, vítimas da Covid-19 e possui a taxa de 98% de sucesso. Conta atualmente com 55 leitos disponíveis, dos 103 construídos. Os demais são disponibilizados de acordo com a demanda de pacientes”, mencionou a secretaria.
Confira a nota na íntegra:
Sobre a visita da deputada estadual Lucy Soares na manhã desta sexta-feira (31), o Hospital de Campanha Estadual vem a público informar que:
A deputada Lucy Soares foi recebida e teve acesso à área administrativa do Hospital de Campanha Estadual (HCE), onde foi informada que não seria possível a sua entrada no pavilhão onde se encontram os pacientes, pois, excepcionalmente nesta sexta-feira, o HCE encontra-se em expediente interno.
Os membros da comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) têm total acesso às dependências do hospital, como já foi possível, inclusive, noutras ocasiões.
Além disso, a deputada Lucy Soares e todos os membros tiveram acesso, quando solicitado, a todos os documentos referentes ao funcionamento do hospital.
Os dados estão disponíveis, inclusive, no portal da transparência do HCE, de fácil acesso a qualquer cidadão.
Referente à visita, também nesta sexta (31), havia no hospital um evento pré-agendado: a posse da Comissão de Ética de Enfermagem do HCE junto ao Conselho Regional de Enfermagem do Piauí - Coren/PI, na qual a deputada foi convidada a participar.
O HCE cumpre todas as normas de segurança e preocupa-se com a saúde de todos os profissionais envolvidos, por isso a entrada no pavilhão deve ser acompanhada por um profissional da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), que nesta sexta-feira estavam voltados para o evento.
O Hospital de Campanha Estadual (HCE) já devolveu para suas famílias 314 pacientes, vítimas da Covid-19 e possui a taxa de 98% de sucesso. Conta atualmente com 55 leitos disponíveis, dos 103 construídos. Os demais são disponibilizados de acordo com a demanda de pacientes.
O HCE reitera o seu compromisso no combate à Covid-19 e tem envidado todos os esforços para que o seu papel se cumpra na sociedade piauiense: salvar vidas.
Teresina
Piauí
Lucy Soares
Secretaria de Estado da Saúde - Sesapi
Coronavírus
Covid-19
-
Anvisa registra nova vacina recombinante Zalika contra a Covid-19
O imunizante poderá ser usado em pessoas a partir de 12 anos de idade, e será administrado em duas doses, com intervalo de 21 dias, e reforço após 6 meses, para maiores de 18 anos de idade. -
Sesapi orienta população sobre protocolos sanitários contra Covid-19
A Secretaria de Saúde do Estado (Sesapi) informou que será solicitado ao Sindicato dos Lojistas orientações para que os estabelecimentos comerciais forneçam álcool em gel para a higienização das mãos. -
FMS investiga três casos de morte por Covid-19 na cidade de Teresina
De acordo com a FMS, nas últimas três semanas, 110 casos foram confirmados através de teste rápido de antígeno da Covid-19. -
Teresina registra nova morte por Covid-19, aponta FMS
Segundo a Fundação Municipal de Saúde, o óbito foi registrado no painel situacional da Covid-19 e outras infecções respiratórias e a vítima seria um residente de Barras que morreu na capital. -
Pessoas acima de 40 anos poderão receber vacina bivalente em Teresina
De acordo com a Fundação Municipal de Saúde (FMS), o público de 40 anos ou mais se imuniza contra a variante da covid-19, Ômicron, a partir desta segunda-feira (15).
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir