Idosos se aglomeram em filas de bancos no Centro de Teresina
Os bancos da capital seguem com filas extensas, mesmo com o decreto de isolamento social em razão da pandemia do coronavírus.
Apesar da pandemia do coronavírus, nesta quinta-feira (2), o Viagora flagrou dezenas de pessoas se aglomerando em filas de bancos e casas lotéricas em Teresina, muitas delas sem utilizar os equipamentos de proteção individual, os chamados EPIs. A maioria dessas pessoas são idosos que compõem o grupo de risco da doença, mas que mesmo assim insistem em ir às agências bancárias.
Mesmo com o decreto municipal assinado pelo prefeito Firmino Filho determinando o isolamento social, na agência da Caixa Econômica Federal que fica próxima a Praça Rio Branco, uma extensa fila de ambos os lados se formou na manhã hoje, a maioria das pessoas são idosos.
Questionados sobre o porquê de estarem indo ao banco, alguns idosos alegaram que as agências haviam prometido um atendimento prioritário a esse grupo de risco e que iriam abrir mais cedo para evitar aglomeração, o que não ocorreu.
“O que eu sei é que não devíamos estar enfrentando essa fila, fomos informados que os bancos iriam abrir mais cedo para que não tivesse aglomeração. No meu caso, sou uma pessoa doente, tenho problema de saúde e isso para mim é um risco, não estamos tendo prioridade”, disse a aposentada Maria do Nascimento a reportagem.
Depois dos vários registros de aglomerações em filas de bancos e lotéricas na capital, o médico infectologista da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Walfrido Salmito, fez um alerta para que a população mantenha a distância de 2 metros uma das outras e que só saiam de casa se for estritamente necessário.
“É preciso que a população permaneça em suas casas. Caso contrário, os hospitais poderão ficar sobrecarregados se muitos adoecerem simultaneamente. Além disso, cerca de 10 a 15% destas pessoas irão precisar de hospitalização e 5% de UTI. Isso pode levar ao colapso dos serviços de saúde”, disse.
Sindicato sobre o assunto
O Sindicato dos Bancários do Piauí também fez um apelo pedindo para que as pessoas evitem ir às agências durante a pandemia. A entidade pede para que os usuários optem pelos canais digitais de atendimento e ressaltou que os bancos estão atendendo com apenas 30% dos funcionários justamente para tornar o atendimento mais restrito e evitar a propagação da Covid-19.
-
Anvisa registra nova vacina recombinante Zalika contra a Covid-19
O imunizante poderá ser usado em pessoas a partir de 12 anos de idade, e será administrado em duas doses, com intervalo de 21 dias, e reforço após 6 meses, para maiores de 18 anos de idade. -
Sesapi orienta população sobre protocolos sanitários contra Covid-19
A Secretaria de Saúde do Estado (Sesapi) informou que será solicitado ao Sindicato dos Lojistas orientações para que os estabelecimentos comerciais forneçam álcool em gel para a higienização das mãos. -
FMS investiga três casos de morte por Covid-19 na cidade de Teresina
De acordo com a FMS, nas últimas três semanas, 110 casos foram confirmados através de teste rápido de antígeno da Covid-19. -
Teresina registra nova morte por Covid-19, aponta FMS
Segundo a Fundação Municipal de Saúde, o óbito foi registrado no painel situacional da Covid-19 e outras infecções respiratórias e a vítima seria um residente de Barras que morreu na capital. -
Pessoas acima de 40 anos poderão receber vacina bivalente em Teresina
De acordo com a Fundação Municipal de Saúde (FMS), o público de 40 anos ou mais se imuniza contra a variante da covid-19, Ômicron, a partir desta segunda-feira (15).
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir