Teresina registra menor percentual de isolamento em duas semanas
A queda no percentual mostra que, mesmo com as medidas restritivas adotadas pela Prefeitura sob recomendações de autoridades da saúde, as pessoas continuam saindo de casa.
A segunda-feira (13), registrou o menor índice de isolamento social das últimas duas semanas em Teresina, com 49%. Os maiores percentuais registrados foram 63% no dia 5 de abril, 66% no feriado da Sexta-feira Santa celebrado no dia 10 deste mês, e 62% no último domingo, dia 12.
De acordo com a prefeitura, nos demais dias de abril, os índices marcaram menos de 57%, número bem abaixo do percentual mínimo recomendado para diminuir a disseminação do novo coronavírus, que é de 73%.
- Foto: Luís Marcos/ Viagora
Aglomeração de pessoas em frente a bancos
A queda no percentual mostra que, mesmo com as medidas restritivas adotadas pela Prefeitura sob recomendações de autoridades da saúde, as pessoas continuam saindo de casa.
No último domingo (12), o prefeito Firmino Filho assinou um novo decreto que altera os horários de funcionamento de estabelecimentos comerciais e de serviços que já tinham permissão para seguir atendendo a população. Segundo o prefeito, o objetivo é reduzir a possibilidade de transmissão do vírus através da diminuição do número de pessoas utilizando o sistema de transporte coletivo público no mesmo horário.
O isolamento social é a principal ferramenta de combate ao vírus segundo especialistas e órgãos como o Ministério da Saúde e Organização Mundial de Saúde.
Em Teresina, de acordo com os dados do último boletim epidemiológico da Fundação Municipal de Saúde, são 710 casos notificados, sendo 75 casos suspeitos, 586 descartados, 49 confirmados e cinco óbitos.
Os índices de isolamento são observados diariamente através de um sistema de georreferenciamento da startup recifense InLoco, que atua em parceria com a Prefeitura de Teresina, monitorando a localização de 217 mil celulares na cidade. A startup também utiliza ferramentas de marketing para enviar alertas para aparelhos das pessoas que moram nas regiões que mais vêm descumprindo o isolamento social.
-
Anvisa registra nova vacina recombinante Zalika contra a Covid-19
O imunizante poderá ser usado em pessoas a partir de 12 anos de idade, e será administrado em duas doses, com intervalo de 21 dias, e reforço após 6 meses, para maiores de 18 anos de idade. -
Sesapi orienta população sobre protocolos sanitários contra Covid-19
A Secretaria de Saúde do Estado (Sesapi) informou que será solicitado ao Sindicato dos Lojistas orientações para que os estabelecimentos comerciais forneçam álcool em gel para a higienização das mãos. -
FMS investiga três casos de morte por Covid-19 na cidade de Teresina
De acordo com a FMS, nas últimas três semanas, 110 casos foram confirmados através de teste rápido de antígeno da Covid-19. -
Teresina registra nova morte por Covid-19, aponta FMS
Segundo a Fundação Municipal de Saúde, o óbito foi registrado no painel situacional da Covid-19 e outras infecções respiratórias e a vítima seria um residente de Barras que morreu na capital. -
Pessoas acima de 40 anos poderão receber vacina bivalente em Teresina
De acordo com a Fundação Municipal de Saúde (FMS), o público de 40 anos ou mais se imuniza contra a variante da covid-19, Ômicron, a partir desta segunda-feira (15).
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir