Viagora

Teresina registra menor percentual de isolamento em duas semanas

A queda no percentual mostra que, mesmo com as medidas restritivas adotadas pela Prefeitura sob recomendações de autoridades da saúde, as pessoas continuam saindo de casa.

A segunda-feira (13), registrou o menor índice de isolamento social das últimas duas semanas em Teresina, com 49%. Os maiores percentuais registrados foram 63% no dia 5 de abril, 66% no feriado da Sexta-feira Santa celebrado no dia 10 deste mês, e 62% no último domingo, dia 12. 

De acordo com a prefeitura, nos demais dias de abril, os índices marcaram menos de 57%, número bem abaixo do percentual mínimo recomendado para diminuir a disseminação do novo coronavírus, que é de 73%.

  • Foto: Luís Marcos/ ViagoraAglomeração de pessoas em frente a bancosAglomeração de pessoas em frente a bancos

A queda no percentual mostra que, mesmo com as medidas restritivas adotadas pela Prefeitura sob recomendações de autoridades da saúde, as pessoas continuam saindo de casa.

No último domingo (12), o prefeito Firmino Filho assinou um novo decreto que altera os horários de funcionamento de estabelecimentos comerciais e de serviços que já tinham permissão para seguir atendendo a população. Segundo o prefeito, o objetivo é reduzir a possibilidade de transmissão do vírus através da diminuição do número de pessoas utilizando o sistema de transporte coletivo público no mesmo horário.

O isolamento social é a principal ferramenta de combate ao vírus segundo especialistas e órgãos como o Ministério da Saúde e Organização Mundial de Saúde.

Em Teresina, de acordo com os dados do último boletim epidemiológico da Fundação Municipal de Saúde, são 710 casos notificados, sendo 75 casos suspeitos, 586 descartados, 49 confirmados e cinco óbitos.

Os índices de isolamento são observados diariamente através de um sistema de georreferenciamento da startup recifense InLoco, que atua em parceria com a Prefeitura de Teresina, monitorando a localização de 217 mil celulares na cidade. A startup também utiliza ferramentas de marketing para enviar alertas para aparelhos das pessoas que moram nas regiões que mais vêm descumprindo o isolamento social.

Facebook
Veja também